Connect with us

Lazer & Cultura

Disney recebe petição a pedir nova versão de “Soul”

Publicado há

em

Imagem: Twitter

O filme da Disney que era suposto levar uma mensagem bonita e inspiracional acabou por tornar-se polémico, uma vez que é o primeiro filme da Pixar com um protagonista de cor, mas  quase não inclui atores negros na dobragem em português.

Soul — Uma Aventura com Alma, conta a história de um professor de uma banda escolar que tem a “oportunidade da sua vida” ao ser convidado para atuar num clube de jazz. No entanto, surge um contratempo.

Na versão original, são vários atores negros como Jamie Foxx, Questlove, Angela Bassett, Daveed Diggs e Phylicia Rashad a dar voz às personagens. O mesmo aconteceu em vários países como em França ou no Brasil, mas por cá foi dobrado quase exclusivamente por atores brancos.

A obra cinematográfco foi alvo de duras críticas nas redes sociais e foi mesmo criada uma petição para exigir a Disney que refizesse a versão portuguesa de uma forma mais inclusiva. O autor foi Pedro Coquenão, músico angolano e entre os signatários da petição estão nomes como Dino D’Santiago, Sara Tavares, Mamadou Ba, Mayra Andrade, entre outros.

No documento, é possível ler-se que “em Portugal a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afro-descendentes para dar voz aos personagens”.

A petição foi lançada a dia 2 de Janeiro e em menos de um mês arrecadou mais de 17.500 assinaturas e já foi entregue à Disney.

O músico Pedro Coquenão conta que o documento foi entregue fisicamente e por via digital à Disney Portuguesa e Americana, mas até ao momento não houve qualquer resposta.

“As vozes podem não ter cores, mas há cores que precisam de ter mais voz”, diz a carta enviada à Disney.

O autor acredita que mesmo que não terá qualquer feedback, mas pelo menos pôs as “pessoas a falar e a discutir” sobre o assunto e que poderá “abrir uma janela de possibilidades para o futuro”.

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade