Connect with us

Novidades

Estas são as principais causas de bullying nas escolas

Publicado há

em

Imagem de: pixabay

25 a 42 por cento dos alunos do Ensino Básico e Secundário já viram os colegas a serem vítimas de bullying, sobretudo por causa do aspeto físico, da orientação sexual e do rendimento escolar. São estas as principais conclusões de um estudo da Universidade do Minho.

739 estudantes de quatro escolas dos distritos de Braga e Faro deram o seu testemunho para esta investigação, e disseram que a primeira causa de discriminação apontada pelos inquiridos é o “ser gordo”. Logo a seguir surgem a dimensão das mãos, dos pés, do nariz, das pernas e dos braços. Mas há mais: Ser tímido, nerd ou ter dificuldades em aprender, ser gay ou lésbica, não usar “roupa de marca” ou ter “sotaque” são outros dos motivos destacados, de acordo com a equipa do Centro de Investigação em Educação da UMinho.

Envolvidos no estudo estiveram 18 cientistas, que concluíram que é cada vez mais normal haver discriminação entre os alunos. Muitos dos inquiridos disseram coisas como “sim, mas é a brincar!”, e sugeriram que os agressores são dos alunos mais populares na escola porque “todos gostam de estar do lado do poder”.

O projeto chama-se Políticas, Governação e Administração na Educação: Democracia, Territórios e Desigualdades, é divulgado em pleno Dia Mundial da Prevenção de Bullying, e procurou conhecer as causas, as perceções e os efeitos da discriminação para que seja possível atacar o bullying mais eficazmente.

E tu, já foste alvo de bullying? O que pensas sobre isto?

[Fonte: Universidade do Minho]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade