Visite-nos em

Em destaque

Liceu de S. João: Aqui há História

Publicado há

em

Avós, netos, filhos, pais, alunos, professores, funcionários… O que junta todas estas gerações e pessoas num só lugar?

As comemorações dos 50 anos de existência da Escola Secundária de S. João do Estoril começaram no dia 1 de outubro e só terminam a 18 de outubro. São mais de duas semanas para celebrar o primeiro liceu do concelho de Cascais.

Durante estes dias decorrem atividades desportivas, tertúlias entre antigos alunos, um almoço comemorativo e espetáculos de música e dança.

Nos 50 anos de vida desta escola – conhecida pela maioria como Liceu de S. João – há um sentimento que é partilhado por todos: orgulho. “É bom estar numa instituição com tanta história. O meu pai e a minha irmã são ex-alunos e a minha avó foi funcionária, por isso tenho sempre este bom testemunho. É sempre um orgulho estar numa escola tão boa”, revela-nos Frederico Franco, aluno do 12º ano.

Este liceu, que “tem uma procura superior à sua capacidade, o que demonstra bem a [sua] qualidade”, segundo nos conta o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Almeida, tem também enfrentado 50 anos de desafios na educação. Sabes quais são os de 2018? “Um deles é tornar as escolas mais modernas e dar-lhes condições para poder desenvolver o muito trabalho que aí vem sobretudo com tecnologia e inovação”, diz-nos José Loureiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril.

A cerimónia de abertura, que decorreu no auditório da escola, teve a presença de uma figura muito acarinhada por todos os elementos da comunidade escolar: uma das primeiras professoras do Liceu. “A melhor prova que nós podemos dar relativamente ao respeito pelo passado, crença no presente e esperança no futuro foi trazermos uma Sr.ª Professora com quase 94 anos e ter na mesma assembleia atuais alunos com vários ex-alunos destas cinco décadas. Fizemos a ligação do passado com o presente e nós não a queremos perder. Até porque temos prestígio e história e queremos manter sempre essa dicotomia relativamente a esses dois aspetos”, explica-nos José Loureiro.

Esta celebração vai culminar no lançamento do livro 50 anos, 50 histórias (no dia 13 de outubro) que promete deixar registadas 50 formas diferentes de ver a escola. Até lá, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais deixa uma mensagem a quem passou por esta escola, aqui estuda e ainda vai passar: “Acima de tudo, agradecer. Existe aqui uma grande comunidade que tem um espírito de orgulho no Liceu de S. João – e que é muito positivo ir transmitindo às gerações mais jovens. Portanto, agradecer a todos aqueles que por cá já passaram e estudaram e dar uma palavra de esperança a todos aqueles que estão. Aos que virão dizer que têm aqui uma grande escola. Grande em termos de história, tradição, de qualidade de ensino. E especial por ser a mais antiga do concelho”.

[Fotos: Mais Educativa]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PASSATEMPO MAIS EDUCATIVA
NA LISBOA GAMES WEEK
Subscreve para te poderes habilitar a ganhar prémios.