Alunos do secundário criam nova relação com o mar através de trabalhos artísticos distinguidos em concurso
Já são conhecidos os vencedores do concurso que desafiou professores e alunos do Ensino Secundário de todo o país a explorar de forma artística o lixo que o Oceano leva às praias. Uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica que ganhou forma nas mãos de 17 grupos de estudantes. Os premiados são três grupos de diferentes instituições de ensino: Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), Colégio Valsassina (Lisboa) e Externato de Santa Clara (Porto).
O concurso envolveu a recolha de lixo transportado pelas águas e a transformação desses recursos em manifesto artístico lato sensu. Entre os grupos vencedores estão o Grupo Corvimar, da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), com o trabalho “Caravela-Portuguesa; o grupo “Os Pegadas”, do Colégio Valsassina (Lisboa), com o trabalho “Stop Now!” e o Grupo AquaArt, do Externato (Santa Clara do Porto), com o trabalho “Arte e Alma”. As menções honrosas foram atribuídas ao Grupo Lix(a)rte, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira) com o trabalho “O gémeo de WALL-E”; ao grupo BrigadaECO, do Externato de Santa Clara (Porto), com o trabalho “Um ‘Bonfim’ para o Lixo” e ao grupo “O Outro Lado do Plástico”, do Externato de São José (Lisboa), com o trabalho “Save the Sea”.
O concurso “Em Defesa dos Oceanos” foi lançado no dia em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro, e permitiu aliar a criatividade artística ao conhecimento científico e fomentar a cooperação e ligação ao mundo real, contribuindo ainda para elevar a literacia sobre os oceanos e, ao mesmo tempo, empoderar a juventude face a problemas que tendem a ser vistos como esmagadores.
A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026.