Connect with us

Ciência & Tecnologia

Neste dia Mundial do Livro, a Tecnologia de assistência pretende promover uma “Leitura Inclusiva Para Todos”

Publicado há

em

Imagem: Bloom Cast

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se a 23 de abril.

Este dia é decretado pelas Nações Unidas, e comemorado por milhões de pessoas em mais de 100 países. É promovido o poder dos livros, proteção dos direitos de autor e encorajada a leitura.

No espírito desta celebração, a OrCam Technologies, especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas invisuais, promove “Leitura inclusiva para todos”, através das suas tecnologias pioneiras que permitem uma experiência de leitura mais independente:

O OrCam Read, pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou dificuldades de leitura. Este, traz uma nova abordagem aos assistentes de leitura, já que é o primeiro dispositivo feito para ser agarrado, que captura páginas de texto e as lê em voz alta ao utilizador.

O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. É o único leitor que captura duas páginas inteiras, e é ativado por dois lasers de precisão, que o guiam para ler o texto na zona selecionada ou para selecionar onde começar a ler.

O OrCam MyEye é o único dispositivo portátil de tecnologia de assistência que é capaz de seguir o olhar do utilizador, permitindo uma utilização mãos-livres. Os mesmos tornam mais acessível o Dia Mundial do Livro, pois tornam a leitura instantaneamente acessível a todos.

“Uma das limitações na leitura das pessoas com dificuldades de visão prende-se com o difícil acesso aos livros. A maioria das pessoas cegas ou com dificuldades de visão utiliza livros em formato Braille, com letras impressas em tamanho maior ou audiobooks.Todos estes formatos têm em comum a escassez de oferta e a demora no tempo de publicação do livro, face à edição base, o que limita estes leitores,” nota Fabio Rodriguez, regional director de Portugal e Espanha da OrCamTechnologies. “

Também a propósito deste dia, os parceiros nacionais da OrCam fizeram um vídeo a dar conta dos desafios das pessoas cegas, e como a OrCam pode ajudar a colmatar estes desafios. O vídeo pode ser visto aqui:

 

 

 

 

 

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade