Connect with us

Em destaque

Externato Marquês de Pombal: Escolhe quem acredita em ti

Publicado há

em

Imagem de: EMP
Conteúdo Patrocinado

“O Externato Marquês de Pombal é uma das mais antigas escolas do país no âmbito do ensino “como uma segunda oportunidade”, ou seja, é uma escola essencialmente destinada para aqueles que, pelas mais diversas razões, não concluíram o ensino básico ou o ensino secundário.

Hoje, a população estudantil frequentadora da escola é constituída, essencialmente, por jovens e jovens adultos que frequentam as modalidades de ensino básico e secundário recorrente. O corpo de alunos chega de diversos locais e apresenta-se diversificado a vários níveis – idade, género, nacionalidade, local de residência, entre outros.

Além do prestígio de que o Externato Marquês de Pombal dispõe neste género de ensino, fruto da experiência e do trabalho desenvolvido que traz imensos alunos por aconselhamento pessoal, a instituição faz um esforço por chegar a cada vez mais alunos, nomeadamente através das ferramentas digitais.

O grupo docente apresenta-se pautado por características desenvolvidas de orientação, motivação, ensino personalizado e acompanhamento constante do percurso escolar dos discentes. Existe um sentimento de dever em participar na formação intelectual dos alunos, mas também, na sua formação pessoal enquanto cidadãos do mundo. O contexto multicultural em que a escola se insere, permite desenvolver estas valências, aproveitando tudo aquilo que a comunidade tem para dar.

Assim, sempre que possível, é matriz da escola proporcionar momentos de aprendizagem em contexto social. Para isto contribuirá a participação em vários projetos multidisciplinares e transdisciplinares, dos quais destacamos o programa ERASMUS +, mas também, o programa “Eco-Escolas”, o Parlamento dos Jovens ou o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da escola.

No que diz respeito à formação científica dos alunos, estes poderão usufruir de um ambiente cuidado e de um acompanhamento constante. Uma vez que os alunos assumem como desígnio a conclusão do ensino secundário e posterior entrada no ensino superior, o processo educativo na instituição é centrado no aluno, nas suas potencialidades, nas suas dificuldades e nos objetivos que estabeleceram com a escola. O acompanhamento através da avaliação formativa é constante.

As estratégias pedagógicas são sempre desenhadas com o intuito de que o modelo de ensino consiga albergar uma grande componente prática, de forma transversal a todas as áreas e disciplinas do saber. A valorização das vivências dos jovens é também um princípio considerado chave para todo o processo educativo e formativo. Desta forma, toda e qualquer estratégia pedagógica desenhada pelo corpo docente apresenta uma forte componente diagnóstica.

No Externato Marquês de Pombal, os alunos são encarados como únicos nas suas potencialidades e necessidades educativas, colocando neles o centro do processo de aprendizagem.”

Discurso direto da Direção Pedagógica

“O Externato Marquês de Pombal é a solução perfeita para quem pretenda terminar um ciclo de estudos do 3º Ciclo ou do Ensino Secundário, conciliando esse desafio com o desenvolvimento de uma carreira profissional”;

“É para nós uma enorme satisfação, ano após ano, saber que os nossos alunos continuam a destacar a proximidade que o corpo docente lhes proporciona, como uma peça chave para o seu sucesso escolar”;

“O projeto ERASMUS+ será um importante contributo para que os alunos do ensino recorrente voltem a sentir paixão pela aprendizagem”

Conhece o Externato Marquês de Pombal aqui!

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade