Visite-nos em

Novidades

Gap Year com “cheirinho” a faculdade

Avatar

Publicado há

em

A partir de amanhã, 20 faculdades portuguesas vão permitir-te fazer parte de um programa de Experiências Académicas, lançado pela Gap Year Portugal, para que tenhas a certeza da tua escolha no acesso ao Ensino Superior.

Esclarecer dúvidas e descobrir a tua motivação, tudo num contexto académico real. É isso que te propõe a Associação Gap Year Portugal, em 20 faculdades portuguesas, nas quais vais poder viver uma experiência académica universitária, antes mesmo de entrares no Ensino Superior.

Se estiveres prestes a iniciar o teu Gap Year, este programa vai permitir-te, através de uma “experiência on the job”, receber todas as informações de que necessitas para tomar uma opção esclarecida e ponderada em relação ao seu futuro académico e profissional. Como? Através da frequência, durante um mês e meio, de um máximo de 3 licenciaturas, em 3 universidades diferentes, para que percebas melhor em que consiste determinado curso ou área de formação, “assistindo a aulas, questionando o corpo docente e atuais alunos e explorando o ambiente social e visão institucional das faculdades”, de acordo com Beatriz Praça, elemento da Associação Gap Year e coordenadora do Programa de Experiências Académicas.

Francisco Azevedo Silva, hoje a frequentar o curso de Direito, garante que foi graças ao seu Gap Year que conseguiu tomar uma decisão mais consciente: “As experiências académicas terão sido a parte mais importante do meu Gap Year. Foi através delas que finalmente consegui colocar um ponto final na minha frustração, perceber que curso escolher e garantir que ia para aquilo que mais me interessava. Hoje tenho a certeza que estou no rumo certo, o que só se tornou possível porque antes de me candidatar assisti e participei em aulas”.

Segundo fonte da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 1 em cada 5 jovens desiste ou muda de curso no final do primeiro ano de licenciatura. E tu, vais ser mais um?

[Foto: Associação Gap Year Portugal]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *