Este sábado aprende-se programação no Departamento de Informática da Universidade do Minho. Atuais e antigos alunos da academia vão sensibilizar-te para uma área em que o emprego é praticamente garantido.
A iniciativa chama-se Coderdojo Minho e chegou no último ano a mais de 100 alunos do Ensino Básico e Secundário. O Coderdojo é um movimento mundial voluntário para iniciar jovens dos 7 a 17 anos a programar, e tem mais de 360 núcleos em 41 países, incluindo três em Portugal – Minho, Lisboa e Porto. No evento são desenvolvidas competências lógicas e programa nas plataformas Scratch, HTML, CSS, Ruby e Arduino, com o objetivo de criar aplicações móveis e jogos simples, e para participares, só precisas de um portátil e de chegar acompanhado pelo teu encarregado de educação.
O Coderdojo Minho nasceu em meados de 2013 através dos alunos da licenciatura e mestrado em Engenharia Informática da UMinho, e procura sensibilizar crianças, jovens e familiares para a sociedade de informação, promover a descoberta de futuros informáticos e mentalizar as pessoas para a importância de desenvolver estas competências desde cedo, pois facilitam a compreensão da própria matemática.
Este evento marca o início da Semana de Engenharia Informática da UMinho, que decorre até ao dia 21 de fevereiro no campus de Gualtar, em Braga. Consulta o site oficial em www.facebook.com/CoderdojoMinho.
[Foto: Coderdojo Minho]