Connect with us

Desporto & Saúde

Semana Europeia do Desporto 2021: 7ª edição com iniciativas em todo o país

Publicado há

em

Imagem cedida por: Be ideas

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou, na Pista de Atletismo do Centro de Alto Rendimento do Jamor, a programação da 7ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), que vai decorrer entre os dias 23 e 30 de setembro, em todo o território nacional e regiões autónomas.

A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia (organizada em Portugal pelo IPDJ), que tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. À semelhança dos anos anteriores a SED irá desenvolver atividades que contribuam para este desígnio, e o principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE.

Ao longo da semana vão ser realizadas centenas de iniciativas em todo o país, sempre seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. A programação desta edição da SED está estruturada em torno das seguintes temáticas do Desporto Inclusivo, Desporto Sénior, Desporto no Trabalho, Desporto Náutico e Desporto na Escola.

Sobre as diversas atividades que vão ter lugar, destacam-se:

24 de setembro

. Dia Europeu do Desporto na Escola

.Webinar sobre Desporto na Escola, com transmissão nas redes sociais

25 de setembro

. Dia do Professor de Educação Física

. #BEACTIVE em FAMÍLIA, onde se inserem várias atividades para a família e desporto para todos

. Corrida/caminhada #BeActive Night a acontecer em Lisboa (Jamor) e Porto (Parque da Cidade)

26 de setembro

. Dia dos Desportos Náuticos

27 de setembro

. Dia do Desporto Inclusivo

28 de setembro

. Dia do Desporto Sénior

29 de setembro

. Dia do Desporto no Trabalho

30 de setembro

. II Fórum Nacional do Desporto para Todos (Lisboa)

Conscientes da importância do desporto na vida de todos, são vários os embaixadores da SED que aproveitam mais esta oportunidade para reforçar a mais valia da prática de exercício físico em qualquer idade.

Os embaixadores #BeActive são: Carlos Lopes, Elisabete Jacinto, Francisca Laia, Gastão Elias, Companhia Gimnocerto, Iron Brothers (Miguel e Pedro Pinto), João Pedro Pais, João Vaz, Jorge Gabriel, Jorge Pina, Madjer, Maria João Koehler, Marta Paço, Mauro Policarpo, Miguel Maia, Naíde Gomes, Nuno Delgado, Nuno Vitorino, Os Anjos, Patrícia Matos, Patrícia Tadeia, Pedro Oliveira, Rita Ruaz, Comendador Rui Nabeiro e Simone Fragoso.

A programação completa das atividades que vão decorrer em todo o país está disponível aqui!

A SED pretende contribuir de maneira significativa para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos europeus, através doaumento da participação na prática desportiva e da redução do tempo passado em comportamentos sedentários.

O desporto é muito importante na transmissão de um conjunto de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento integral e sustentável dos cidadãos, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania e a paz.

A sessão de apresentação contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Conselho Diretivo do IPDJ e dos embaixadores #BeActive.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

“É missão do Governo aumentar os níveis de prática de atividade física em todo o ciclo de vida, generalizando o conceito de estilo de vida fisicamente ativo como um sinal (vital) de saúde e bem-estar para todos, independentemente de condições económicas, demográficas ou sociais, reforçando a importância da atividade física e os valores do desporto, em toda a diversidade de idades, interesses e perfis dos cidadãos. Faço votos para que a Semana Europeia do Desporto se constitua como um estímulo à prática de atividade física e, naturalmente, um estímulo à adoção de estilos de vida saudáveis da população portuguesa, não só durante esta semana, em particular, mas também durante todo o ano.”

Vítor Pataco, presidente do IPDJ

“Queremos trazer as pessoas de volta à Semana Europeia do Desporto num clima de maior confiança, considerando a fase em que o país atravessa e cumprindo todas as orientações da DGS. Vamos realizar  centenas de iniciativas em todo o país. O IPDJ está a cumprir, mais uma vez, o seu propósito de mostrar a importância da atividade física e da prática desportiva. Queremos que seja uma Semana para todos, que as pessoas se divirtam, que façam exercício, e que se juntem em família ou com amigos para desfrutarem das atividades que o IPDJ vai realizar em todo o todo o país.”

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade