“É preciso fazer um desenho” – A 7.ª edição da Festa de Ilustração de Setúbal deverá arrancar no mês de outubro, num dia ainda a anunciar.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a programação terá uma feira gráfica, dezenas de exposições e várias atividades como um ciclo de filmes de animação, workshops, visitas guiadas e concertos.
Este ano, o convidado estrangeiro é Pierre Pratt, que começou por ser autor de banda-desenhada nos anos 80 e agora já assinou cerca de 50 álbuns ilustrados para crianças.
A programação completa ainda não foi divulgada, mas há alguns pormenores que já são conhecidos.
- A ilustradora portuguesa Marta Madureira, co-fundadora da editora Tcharan, será a responsável pela nova imagem da festa e terá exposição individual na galeria da Casa da Cultura.
- Será feita uma homenagem a dois artistas veteranos, como já é habitual: Este ano será ao premiado Pierre Pratt e João Carlos Celestino Gomes – um médico que deu livre expressão às suas qualidades de pintor e ilustrador, e será representado em coleções públicas e privadas.
Entre as exposições previstas, destacam-se duas, que vão poder ser vistas na Gráfica – Centro de Criação Artística: “Ilustradores Portugueses”, com a apresentação de centenas de trabalhos enviados por vários ilustradores de relevo nacional, e “Ver ao Perto”, que pretende mostrar ilustradores dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Esta edição contará ainda com exposições de ilustradores como José Brandão, André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Vasco, Zé Nova e alunos de escolas superiores de artes.
Para mais informações, consulta a página de Facebook da feira.