Connect with us

Educação

CESPU: Há 39 anos a formar profissionais de saúde em Portugal

Publicado há

em

Imagem cedida por: CESPU
Conteúdo Patrocinado

A CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário foi fundada em 1982. 

É uma instituição privada e tutela o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e o Instituto Politécnico de Saúde do Norte que integra duas Escolas Superiores de Saúde: a do Vale do Sousa e a do Vale do Ave. 

O Instituto Universitário está sedeado em Gandra e atualmente ministra 3 mestrados integrados em Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas e Medicina Veterinária; este instituto tem ainda 4 cursos de licenciatura: Ciências Biomédicas, Ciências Laboratoriais Forenses, Ciências da Nutrição e Psicologia. Para além de vários cursos de mestrado, de especialização, doutoramento e pós-graduações. 

A Escola Superior de Saúde Vale do Sousa, também sedeada em Gandra, ministra atualmente 3 licenciaturas em Prótese Dentária, Fisioterapia e Enfermagem; o curso de enfermagem é lecionado no campus de Penafiel.  

A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave está sedeada em Vila Nova de Famalicão e ministra licenciaturas em Fisiologia Clínica, Enfermagem, Fisioterapia, Podologia, Osteopatia, Imagem Médica e Radiologia. 

Nas duas escolas do Vale do Sousa e do Vale do Ave são ainda ministrados Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Bioanálises e Controlo, Estética Saúde e Bem-Estar, Gerontologia, Secretariado Clínico, Termalismo e Bem-Estar, Apoio ao Consultório Médico e Dentário, Saúde e Exercício e Serviço Familiar e Comunitário. 

Todos os cursos são na área das Ciências e Tecnologias da Saúde e contam com uma componente prática muito forte. Todos eles dispõem de estágio integrado garantido pela Instituição. Privilegiando-se o ensino em ambiente real de trabalho. 

Anualmente a CESPU oferece bolsas de mérito; Estas são atribuídas ao melhor aluno de cada um dos cursos que ingressem no 1º ano, via concurso institucional, com a nota mais alta, tendo esta que ser sempre superior a 16 valores. 

A CESPU é atualmente a imagem de uma Instituição de matriz internacional que forma profissionais de saúde, num contexto de mobilidade global, contando atualmente com cerca de 52% de alunos estrangeiros, a grande maioria oriunda de países da União Europeia. 

A CESPU, através dos seus estabelecimentos de Ensino Superior, já formou mais de 12 mil profissionais de saúde. 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade