Connect with us

Educação

Conhece a oferta formativa da Escola Profissional Instituto de Tecnologias Náuticas

Publicado há

em

Imagens cedidas por Instituto de Tecnologias Náuticas
Conteúdo Patrocinado

A ESCOLA

A Escola Profissional Instituto de Tecnologias Náuticas (ITN) foi criada em 1991, sendo a única Escola Profissional, a nível nacional, direcionada para oferecer uma formação específica para técnicos intermédios ao nível do setor dos Transportes Marítimos e Manutenção de Navios de Comércio. Vindo assim responder às necessidades de modernização dos agentes económicos e sociais do setor, bem como de outras instituições de regulação da atividade profissional e, contando atualmente com a colaboração das principais empresas do mercado nacional, pretende facultar aos jovens, percursos de formação de forma a melhorar a competitividade na área dos transportes marítimos.

Dotado dos meios humanos e materiais capazes de assegurar uma formação profissional de qualidade, em estreita articulação com o mundo empresarial, o Instituto de Tecnologias Náuticas reúne as condições pedagógicas para oferecer aos jovens vocacionados para as atividades marítimas, o ingresso preferencial nas empresas do setor e a respetiva possibilidade de progressão na carreira profissional.

OBJETIVO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

Os Cursos Profissionais apresentam-se como um percurso formativo de nível 4 de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial.

A QUEM SE DESTINA:

A formação oferecida destina-se a jovens dos 15 aos 19 anos, com o 9º ano de escolaridade e, tem a duração de 3 anos.

OFERTA FORMATIVA 2021/2022

Cursos Profissionais Nível 4

  • Contramestre da Marinha Mercante

O Contramestre da Marinha Mercante é o profissional qualificado apto a coordenar e controlar o trabalho dos marinheiros no convés dos navios mercantes, segundo ordens recebidas dos oficiais, verificando a sua posterior execução. A conclusão deste curso (nível 4), com aproveitamento e após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso ao escalão da mestrança na categoria profissional de Contramestre (CNP 8.3.4.0.20).

Este curso possui, ao fim de ano e meio, a saída intercalar de Assistente de Mecânica e Navegação Marítima (nível 2). Esta saída intercalar permite a obtenção das categorias profissionais de Marinheiro de 2.ª Classe (CNP 8.3.4.0.25), de Ajudante de Maquinista (CNP 8.1.6.2.15) ou Marinheiro-Maquinista e, após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso à categoria profissional de Marinheiro de 1.ª Classe (CNP 8.3.4.0.25).

  • Técnico de Mecânica Naval

O Técnico de Mecânica Naval é o profissional qualificado capaz de regular, conduzir e reparar motores a diesel, máquinas alternativas a vapor e outras máquinas, bem como aparelhagem auxiliar a bordo de embarcações, sendo responsável pelo seu bom funcionamento. A conclusão deste curso (nível 4), com aproveitamento e após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso ao escalão da mestrança na categoria profissional de Maquinista Prático de 2ª Classe (CNP 8.1.6.2.10).

A conclusão, com aproveitamento, do segundo ano do curso de Técnico de Mecânica Naval confere direito à obtenção da categoria profissional de Mecânico de Bordo (CNP 7.2 3.3.25). Este curso possui, ao fim de ano e meio, a saída intercalar de Assistente de Mecânica e Navegação Marítima (nível 2). Esta saída intercalar permite a obtenção das categorias profissionais de Marinheiro de 2ª Classe (CNP 8.3.4.0.25), de Ajudante de Maquinista (CNP 8.1.6.2.15) ou Marinheiro-Maquinista.

  • Técnico de Mecatrónica

O Técnico de Mecatrónica é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos.

Durante o curso são proporcionadas aprendizagens sólidas e aprofundadas nos domínios do desenho assistido por computador (CAD), modelação em 3D, robótica e produção assistido por computador (CAM).

  • Técnico de Frio e Climatização

O Técnico de Frio e Climatização é o profissional qualificado apto a organizar e coordenar, com base nos procedimentos e técnicas adequadas, o plano de fabrico, a instalação e a montagem dos sistemas de frio e climatização, bem como a conservação, reconversão e assistência técnica de sistemas, com vista à melhoria da sua condição funcional, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e boas práticas.

Coordena os recursos envolvidos num trabalho e executa a montagem de equipamentos mecânicos de frio, ar condicionado e ventilação. Corrige as deficiências, diagnostica e repara avarias dos sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

CEF – Cursos de Educação e Formação

OBJETIVO DOS CURSOS CEF

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poderes concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para poderes prosseguir estudos ou formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

A QUEM SE DESTINA:

A formação oferecida destina-se a jovens dos 15 aos 20 anos, com o 6º ou 7º ano completo ou 8º ano incompleto e tem a duração de 2 anos.

  • Serralheiro Mecânico

O Serralheiro Mecânico é o profissional que, de forma autónoma e precisa, utilizando técnicas e meios manuais e mecanizados apropriados, efetua a instalação, reparação e manutenção de equipamentos mecânicos, pneumáticos e hidráulicos, procedendo à regulação, afinação e substituição de peças, órgãos e dispositivos auxiliares, de acordo com as especificações técnicas dos equipamentos e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

  • Eletromecânico de Frio e Climatização

O Eletromecânico de Frio e Climatização realiza a instalação, montagem, regulação, manutenção e reparação de equipamentos e instalações de refrigeração, bem como as operações de instalação e programação de quadros elétricos, através de componentes elétricos e eletrónicos assistidos ou não por microprocessador de comando centralizado.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO STCW

OBJETIVO DOS CURSOS STCW

Esta Convenção é um instrumento internacional fundamental que estabelece um conjunto vasto de disposições que regulamentam, na sua essência, os requisitos de formação e certificação exigidos aos marítimos para o exercício de funções a bordo de navios de mar. A Convenção STCW 78, e suas emendas, estabelece um conjunto de requisitos mínimos de formação, certificação e de serviço de quartos para os marítimos.

A QUEM SE DESTINA

A todos os profissionais que queiram exercer uma atividade a bordo de navios de comércio e de passageiros:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Demonstrar robustez física para o exercício de uma profissão a bordo de um navio.

Podes obter mais informações aqui!

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade