Connect with us

Educação

“O digital, quando bem aproveitado, tem o poder de transformação.”

Publicado há

em

Ângela Rodrigues é Coordenadora do Curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital na Escola de Comércio do Porto desde 2019. Licenciada em Comunicação Social, a Diretora Executiva da Pegada Criativa – Agência de Conteúdos, assume na Escola de Comércio do Porto a missão de dinamizar um curso que deu os primeiros passos na instituição em 2018 e tem vindo a ganhar um espaço relevante no programa formativo à disposição dos alunos.

O curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital destaca-se não só por se tratar de uma combinação perfeita entre comunicação e marketing, mas também por se revelar um curso que chega a qualquer área de negócio. Em entrevista, Ângela Rodrigues, explica de que forma o digital se instalou nas nossas vidas e como é que o online é cada vez mais importante para os desafios educativos, pedagógicos e sociais neste novo normal que todos vivemos.

 

– Na sua opinião, qual é a real importância do digital nas nossas vidas?

Como indivíduos nós gostamos de comunicar uns com os outros. E sempre o fizemos de forma a criar uma comunidade à nossa volta que nos permitisse partilhar valores, interesses, experiências e emoções. Até há uns anos, isso só era possível se estivéssemos num mesmo espaço; hoje, com o digital, estamos sempre ligados, somos indivíduos conectados, unidos pelos mesmos valores, interesses, experiências e emoções, mas em rede. Acho que finalmente, e a pandemia da Covid 19 veio reforçar essa ideia, percebemos para que serve verdadeiramente a internet. Muito se especulava sobre se o digital nos isolava uns dos outros, mas acho que agora todos percebemos que nos aproxima, que nos ajuda a relacionar e a alimentar essas mesmas relações. Hoje, o digital permite-nos ter comida com uma simples chamada, permite-nos trabalhar a partir de casa conseguindo dar resposta aos mais variados desafios profissionais, permite-nos comprar livros, roupa, acessórios através de um computador, permite-nos prolongar o ensino para fora da escola e dar continuidade às tarefas extracurriculares de uma forma muito mais dinâmica, entre muitas outras coisas. Nos últimos meses, a vida não parou totalmente por causa do digital… e isso faz com que as marcas também tenham percebido que não se fazem negócios sem recorrer ao mundo do digital.

 

– E os alunos percebem logo essa perspetiva?

O curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital tem uma enorme vantagem que é a possibilidade de conjugar áreas como a comunicação e o marketing com muitas outras da nossa vida, como restauração, turismo, desporto, cultura, etc… E a primeira coisa que tentamos, na Escola de Comércio do Porto, é que eles percebam onde podem aplicar o conhecimento que adquirem em contexto de sala de aula. Mostrar que o digital está presente em tudo o que fazem é meio caminho andado para que percebam a verdadeira grandeza desta área. O mundo de possibilidades que lhes colocamos à frente na hora de explicar o que podem fazer acaba por ser bastante esclarecedor. Ainda que haja algumas dificuldades no acesso a ferramentas digitais e acesso à internet, hoje estar online é regra

instituída. Mais de 90% das pessoas têm telemóveis e grande parte deles são smartphones, ou seja, um mini computador de bolso que nos permite ter acesso à internet. Em média, uma pessoa passa 5,5 horas por dia online. Estes dados revelam o quanto o digital se entranhou no nosso dia-a-dia e em todas as nossas tarefas.

 

– Como define então o curso de comunicação e serviço digital?

O digital, quando bem aproveitado, tem o poder de transformação. E é esta a base deste curso. Numa conjugação entre comunicação, marketing e relacionamento com clientes, trazemos para a sala de aula uma componente prática que permite aos alunos vivenciar as mais diversas funções e características de um técnico de comunicação em contexto digital. A comunicação digital deve ser considerada e integrada na estratégia corporativa das marcas, num ambiente que atua em três dimensões distintas: internet (websites, publicidade online, ecommerce, email marketing, etc.), redes sociais e dispositivos móveis. É nestes três pontos que nos apoiamos para desenvolver a parte técnica dos nossos alunos. Para além do conhecimento teórico, desenvolvemos vários outros projetos onde a aprendizagem é feita pela prática. O Fórum Digital, que já vai na sua terceira edição, é um dos projetos que melhor definem essa forma de trabalhar. Este projeto, que traz para discussão vários temas relacionados com o online, pela voz de empresários, designers, influencers, marketeers, profissionais que dedicam o seu dia-a-dia a conquistar várias audiências através da comunicação, do marketing e da partilha de conteúdos, envolve todos os alunos do curso desde o 10.º até ao 12.º ano. É um evento que resulta de uma dinâmica interdisciplinar da área técnica do curso, onde se põe em prática vários conteúdos programáticos como gestão de redes sociais, criação de conteúdos visuais e escritos, técnicas de negociação, organização do evento, dinamização e promoção do evento, seleção de convidados, expressão oral e de debate, criação de páginas web para o evento e desenvolvimento de vídeos e comunicação digital em plataformas como o Zoom com transmissões live para facebook e youtube.

 

– Que outras oportunidades oferece este curso?

Neste momento, para além da formação em contexto de trabalho, com a possibilidade de realização de estágios nos três anos letivos, a turma do 10.º ano está a desenvolver um projeto experimental que é a criação de uma laboratório digital em contexto de sala de aula. O projeto já tem nome – Digital Lab 21 – e já começou a ser trabalhado para se colocar em prática vários outros projetos como se os alunos estivessem a desempenhar as suas funções numa agência criativa. Como a área do digital está em constante mudança, esta é também uma forma de recuperar permanentemente conteúdos programáticos que precisem de atualizações. O curso é atual, divertido, com uma componente prática muito forte e onde a criatividade é mesmo a chave para bons resultados.

 

Ângela Rodrigues, Coordenadora do Curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital na Escola de Comércio do Porto

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade