Connect with us

A tua Revista

ADN da Escola Secundária du Bocage

Publicado há

em

Imagem de: Escola du Bocage

Escola du Bocage, uma escola com um longo passado, mas de olhos postos no futuro. Onde o dinamismo humano e educativo estão no ADN desta escola. Vem connosco conhecer a Escola du Bocage.

Cada escola, tem o seu ADN, que distingue esta de qualquer outra escola, neste sentido, quais são as características muito próprias e únicas da Escola du Bocage?

A escola Secundária du Bocage é a herdeira do antigo Liceu de Setúbal. As suas origens remontam a meados do século XIX, mais concretamente a 1857. Está hoje localizada num edifício com mais de 70 anos, que foi inaugurado em maio de 1949. Já formou, por isso, várias gerações de alunos da cidade. Caracteriza-se por ter um corpo docente empenhado no processo de ensino e aprendizagem e alunos, também eles, muito empenhados e com bons resultados escolares, tendo em conta a avaliação interna e externa.

Quais são os desafios para ser uma boa escola atualmente, com as exigências e características desta fase que vivemos?

Tem que ser uma escola ágil e com capacidade de adaptação rápida e novas realidades e contextos. Tem de ter um corpo docente capaz com boas competências científicas e pedagógicas e que domine as novas tecnologias, não só para fazer face a contextos de confinamento, como o que experienciámos, mas também porque o uso das tecnologias revela-se, cada vez mais, como um bom apoio ao ensino presencial. Na Escola Secundária du Bocage já há muitos anos que usamos ferramentas tecnologias para apoiar o ensino e, por isso, a transição para o E@D foi bastante facilitada.

Em termos de projetos e atividades extracurriculares, o que existe na vossa escola?

Na nossa escola temos mais de 20 projetos. Durante a pandemia alguns deles, pelas suas características, viram a sua atividade interrompida ou muito reduzida. Temos um grupo coral que é o projeto mais antigo da escola, com mais de 25 anos de existência, do qual fazem parte professores no ativo e professores aposentados, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação.

Temos ainda um conjunto de projetos mais ligados a atividades escolares, como a preparação para exames do Cambridge, Clube de Alemão (Deutsch für uns – PEPA) e preparação para os exames DELF.

De referir, também, projetos com carácter extracurricular, como por exemplo, o Clube Ciência Viva, Clube Jogos Matemáticos, Jornal da Escola, Clube Foto, Núcleo de Astronomia, Teatro du Bocage, “Bora Lá ler” e o Clube de Leitura e da Escrita.

De assinalar ainda projetos com forte componente ambiental, a saber, Separa e Ganha Ecovalor – Amarsul, Clube de Educação Ambiental (CEA), Compostagem na Escola para um Ambiente mais Sustentável, Escola Electrão. Finalmente, clubes ligados à cidadania, como sejam, o Clube de Debate, o Projeto de Voluntariado e o Parlamento dos jovens (europeu e nacional).

Quatro destes clubes são inteiramente coordenados por alunos: O Clube de Debate, o Clube de Leitura e da Escrita, o Projeto de Voluntariado e o Clube de Educação Ambiental (CEA). São clubes que extravasaram as fronteiras da Escola e tiveram projeção na cidade e, mesmo à escala nacional. O projeto Clube de leitura e da Escrita foi mesmo o único a registar um crescimento de membros durante a pandemia.

O que se espera de um aluno que estude na Escola Du Bocage em termos escolares e humanos?

Dos nossos alunos esperamos sempre que tenham uma vida académica e profissional de sucesso, sendo que tal implica também uma formação assente em valores humanistas. Como vem referido no nosso projeto educativo, é missão da escola a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo, que propicie uma educação integral, centrada não apenas no rigor científico e pedagógico, mas também na promoção de relações interpessoais saudáveis e de uma cidadania ativa. Desta forma, assume o desenvolvimento holístico dos alunos (atendendo às dimensões do saber, do saber fazer e do saber estar) como eixo central da sua atuação, com enfoque na exigência, inclusão e equidade.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade