Connect with us

A tua Revista

O mundo aos teus ouvidos: o fenómenos dos Podcasts

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Ou se ama ou se odeia, mas os podcasts vieram para ficar. Apesar da sua recente popularidade, já não são recentes… O primeiro podcast em Portugal, BlitzKrieg Bop, nasceu em 2005.

Atualmente reúnem cada vez mais adeptos, e há algumas figuras bem conhecidas do público português que já estão a carimbar o seu nome na história dos podcasts portugueses, tais como, Pedro Teixeira da Mota, Ricardo Araújo Pereira, Rui Unas e Mariana Cabral, mais conhecida por Bumba na Fofinha.

No catálogo, podcasts para todos os gostos, do humor ao crime, passando pelo desporto e pela política, a lista é infindável, mas nós reunimos seis podcasts muito populares em Portugal, ora espreita!

ADN de Leão: “Um espaço onde poderás ficar a conhecer mais sobre o Universo Sporting.” Este é o podcast oficial do Sporting CP, um espaço por onde passam inúmeras personalidades das várias modalidades do clube. Os episódios são lançados em todas as plataformas de podcast, no canal de YouTube leonino e na Sporting TV.

Fuso by Bumba: “O maior áudio unilateral de WhatsApp de sempre.” Há três anos começou a dar cartas no YouTube, atualmente, o podcast de Mariana Cabral, que começou durante a pandemia, conta com mais de 50 episódios e está classificado por 2,3 mil ouvintes com 4,9 em 5 estrelas. Este podcast é puro divertimento, à semelhança dos vídeos e publicações a que a Bumba já tem vindo a habituar os seus seguidores.

Maluco Beleza: “Começou por ser um podcast de sucesso apresentado por Rui Unas em que, ao contrário de outros meios de comunicação, se dá espaço a conversas genuínas e sem tempo com os convidados. À semelhança do seu host, também, como sempre, envolve a participação dos seus seguidores e, principalmente, dos patronos.” Com 491 mil inscritos no YouTube e mais de 120.718.894 visualizações, este podcast estreou-se em 2012, no qual, todos os temas são abordados sem tabus e o leque de entrevistados é vasto. Já lá passaram nomes como César Mourão, Salvador Sobral, Filipa Gomes, Ricardo Araújo Pereira e muitos outros.

Sem Barbas Na Língua: “Um podcast sobre tudo e, sobretudo, sobre nada. Temas polémicos e trivialidades. Seriedade e humor.” Um podcast do comediante Guilherme Duarte e do escritor Hugo Gonçalves, com quase 200 episódios, onde se abordam temas polémicos sem “barbas na língua”, com humor e seriedade.

Ask.tm do Pedro Teixeira da Mota: Este é o podcast independente mais ouvido de Portugal. Na plataforma SoundCloud, cada episódio tem entre 20 a 40 mil plays e a conta é seguida por 20,6 mil pessoas. Se tens uma questão, só tens mesmo de perguntar ao Pedro e ele responde às perguntas do seu público. Quanto aos temas, vão desde a política, à música, passando por séries e superstições. Ficaste curios@? É ouvir!

Fumaça: Um podcast que nasce de um projeto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Neste espaço podes encontrar conteúdo muito diversificado, entrevistas, reportagens, debates e até algumas séries sobre variadas temáticas, como as alterações climáticas. Recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade