Connect with us

Experiências

Associação de Ideias celebra este Domingo o Dia Mundial da Poesia

Publicado há

em

Imagem: Pixabay/ThoughtCatalog

Este domingo é Dia Mundial da Poesia, mas há várias semanas que os poemas vão caindo nas caixas de correio, um pouco por todo o país.

Trata-se de uma iniciativa da Associação de Ideias, que se estendeu a todo o país, levando escolas e autarquias a interessarem-se pelo projeto.

Palavras Vizinhas é o mote da iniciativa que nos últimos meses levou os responsáveis a deixar um poema manuscrito num envelope sem remetente, contendo as instruções para fazer parte da comunidade: colar o autocolante que segue junto do poema na sua caixa de correio, para mostrar que pretende que os poemas continuem a chegar. Mas para que a rede possa crescer, basta contactar a Associação de Ideias, através dos endereços fornecidos e solicitar mais autocolantes e o ficheiro explicativo que pode ser impresso em casa e utilizado para escrever um novo poema, para outra caixa de correio.

As redes sociais fizeram o seu trabalho e rapidamente os pedidos individuais chegaram de todo o país, porque a ideia pretendia ser simples e um retorno ao tempo em que se escreviam cartas, à mão. Para algumas pessoas, que fizeram questão de o relatar, foi um gesto de carinho anónimo, uma companhia num momento difícil.
Neste dia 21 de Março, o projeto dá um novo passo, com os primeiros parceiros institucionais: a Autarquia da Sertã, através da sua Biblioteca Municipal, vai corresponder ao desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas local, que pretende dar a todos os seus alunos a oportunidade de participar, escolher um poema e deixar cartas em muitas das casas daquele concelho do interior do país.
A Associação de Ideias aproveita também o Dia Mundial da Poesia para lançar a sua nova página na internet (www.assdeideias.pt) onde Palavras Vizinhas e os restantes projetos vão ter espaço para ser melhor conhecidos, para além das respetivas contas de Facebook e Instagram.
Mas a grande novidade da associação, é o Podcast Dias Úteis que, de segunda a sexta-feira, disponibiliza um poema lido pelas mais diversas pessoas: desde reconhecidas vozes da leitura em voz alta a alunos com que a Associação trabalha em escolas, bibliotecas ou até mesmo prisões e outros locais menos comuns.
Um espaço para todos os que querem ter um pouco de poesia pela manhã, que pretende ser também um contributo para a retoma na aquisição de livros em livrarias, dando a conhecer autores e livros menos divulgados ou que caíram em esquecimento.
Neste domingo, fica excecionalmente disponível um episódio dedicado ao Dia Mundial Da Poesia, sendo que a frequência deste é de segunda a sexta. Podes ouvir aqui.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade