Connect with us

Lazer & Cultura

Festival de street art do Seixal regressa em maio

Publicado há

em

imagem: câmara municipal do Seixal

A 3.ª edição do “À Babuja – Festival de Street Art do Seixal” irá realizar-se entre 6 e 9 de Maio, na Quinta do Cabral, na Arrentela.

Com a curadoria de Ivo Santos, mais conhecido como Smile, a edição deste ano contará com artistas convidados pela autarquia para fazer seis instalações.

Esta iniciativa integra também o Mural 18 – plataforma cultural que une os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

Além das pinturas e graffiti, vai haver espaço para música, dança e workshops.

“Numa perspectiva de envolvimento da comunidade, o projeto pretende ter a participação de jovens da zona, que vão ter a oportunidade de deixar uma marca no território e no local onde vivem, criando um impacto positivo com e junto da sua comunidade”, pode ler-se no site da câmara municipal do Seixal.

Os espetáculos de abertura decorrem em cada município em simultâneo, ao vivo e com transmissão streaming através do portal mural18.pt.

Nas duas edições anteriores, este festival aconteceu no núcleo urbano antigo do Seixal e alguns artistas – a dupla Draw & Contra e os artistas Mosaik, Mar e Trafic foram convidados a pintar em locais como o Mercado Municipal do Seixal, a Praça 1.º de Maio e ainda um posto de transformação no parque de estacionamento dos bombeiros do concelho.

Além das intervenções de arte urbana, o programa incluiu também música ao vivo, animação de rua e vários workshops criativos.

Até a data do festival, a Câmara Municipal do Seixal está a promover acções de limpeza e remoção das chamadas tag, distribuindo kits limpa tags pelos habitantes do concelho – “conjunto de ferramentas preparadas para a remoção de rabiscos de menores dimensões que sujam o património edificado.”

“É necessário não confundir tags com graffitis [arte urbana com valor artístico]”, avisa a autarquia.

Para saber mais informações sobre esta iniciativa, pode ler o regulamento ou enviar e-mail (participacao@cm-seixal.pt).

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *