Connect with us

Em destaque

Ensino Profissional de qualidade e gratuito na região de Trás-Os-Montes

Mais Educativa

Publicado há

em

EPA

A Escola Profissional de Agricultura de Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela é a única escola profissional de agricultura na região de Trás-os-Montes. Com uma elevada responsabilidade, sobre  como está a ser cumprida, junto do seu diretor, Manuel Taveira Pereira.

A EPA é uma escola pública, herdeira de uma tradição de 60 anos na educação e formação e que se encontra instalada numa exploração agrícola de 57 hectares, a 2 quilómetros da cidade de Mirandela. Atualmente é frequentada por cerca de 200 jovens de diversos pontos do território nacional, assim como das nações da CPLP.

A escola oferece condições ímpares que a distinguem no panorama das escolas agrícolas nacionais, ao nível do alojamento, da alimentação ou dos equipamentos que são necessários ao longo do seu percurso escolar. Acrescem ainda oportunidades como as visitas de estudo e estágios nacionais e internacionais e a possibilidade de participação em projetos ERASMUS+.

A escola disponibiliza uma oferta formativa fortemente dirigida às necessidades da região, com níveis de empregabilidade praticamente plenos. Fazem parte da oferta formativa os cursos profissionais nas áreas da Agropecuária, Vitivinícola, Controlo de Qualidade Alimentar, Mecatrónica Automóvel e Cozinha/Pastelaria. Juntam-se ainda os cursos CEF de Operador de Pecuária e Operador de Máquinas Agrícolas. Uma escola multidisciplinar que percorre todo o ciclo que vai da produção até ao consumidor final, não esquecendo o contributo da Mecatrónica, que acrescenta o input tecnológico sem o qual é impossível conceber a agricultura contemporânea. 

Para isso, a EPA Carvalhais/Mirandela disponibiliza todas as condições técnicas e práticas que passam pelos formadores altamente especializados nas diferentes particularidade do trabalho agrícola, agroalimentar e tecnológica, pelas parcerias com empresas e entidades de Ensino Superior e pela integração, no seu espaço, de unidades próprias e totalmente funcionais, como um moderno Lagar de Azeite, um Lagar de Vinho e Adega, uma Queijaria, um Centro Hípico com Guia Mecânica, uma Cozinha Pedagógica, Oficinas de Mecatrónica, Oficina de Mecanização Agrícola, Ovil, Capril, Aviário, Suinicultura, entre outras.

“Temos infraestruturas, as instalações, os recursos humanos e também temos a experiência e o saber nestas áreas”, sublinha Manuel Taveira Pereira, acrescentando que “a escola, além de estar a trabalhar pela formação e educação dos jovens, também está a trabalhar para a melhoria das condições de vida da agricultura, das tecnologias e do turismo a nível regional”.

Não é apenas uma escola tecnologicamente evoluída porque, ao assumir a gestão da antiga residência de estudantes e da Escola de Hotelaria, a EPA – Carvalhais/Mirandela passou a oferecer condições ímpares, no panorama do ensino nacional, para receber alunos em regime de internato, tudo num contexto de escola aberta, centrada no aluno e tudo 100% gratuito.

Pode saber mais sobre a EPA aqui!

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PGlmcmFtZSAgc3R5bGU9ImRpc3BsYXk6IGJsb2NrOyBtYXJnaW46IDBweCBhdXRvOyIgIGlkPSJfeXRpZF8yMTcyMiIgIHdpZHRoPSI0OTAiIGhlaWdodD0iMjc2IiAgZGF0YS1vcmlnd2lkdGg9IjQ5MCIgZGF0YS1vcmlnaGVpZ2h0PSIyNzYiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmdEV0xqV1I5LWs/ZW5hYmxlanNhcGk9MSZhdXRvcGxheT0xJmNjX2xvYWRfcG9saWN5PTEmcmVsPS0xJml2X2xvYWRfcG9saWN5PTEmbG9vcD0wJm1vZGVzdGJyYW5kaW5nPTAmZnM9MSZwbGF5c2lubGluZT0wJmF1dG9oaWRlPTImdGhlbWU9ZGFyayZjb2xvcj1yZWQmY29udHJvbHM9MSYiIGNsYXNzPSJfX3lvdXR1YmVfcHJlZnNfXyBuby1sYXp5bG9hZCIgdGl0bGU9IllvdVR1YmUgcGxheWVyIiAgYWxsb3c9ImF1dG9wbGF5OyBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWEiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiBkYXRhLW5vLWxhenk9IjEiIGRhdGEtc2tpcGdmb3JtX2FqYXhfZnJhbWViamxsPSIiPjwvaWZyYW1lPg==