Connect with us

Em destaque

Exercício físico e dormir bem

Mais Educativa

Publicado há

em

LeYa

A LeYa tem mais uma dica para ti e tu não vais querer perder, porque o teu objetivo é conseguires tirar uma ótima nota nos exames! Vamos a isso!

A ciência ainda não percebeu todas as funcionalidades do sono, mas já descobriu que um dos seus maiores efeitos é na memória. Perder o sono para estudar origina piores desempenhos académicos. O sono ajuda a sedimentar as memórias do curto prazo em memórias de longo prazo. Ou seja, tempo roubado ao sono para estudar, não é apenas tempo perdido, mas horas de recuperação posterior física e mental.

Relativamente à hora ideal para dormir e estudar, todos somos diferentes. Muitos estão mais concentrados de manhã e há outros que preferem ao fim do dia. O que sabemos é que são raras as pessoas que, não respeitando o seu ritmo circadiano, ou seja, estudando ou estando acordados a horas que deveriam estar a dormir, acabam por ter piores resultados.

Um estudo eficaz é quase impossível sem o básico resolvido primeiro. Estar bem alimentado, hidratado e bem descansado é a base sólida para o sucesso do estudo.

A ciência também nos diz que apenas 20 minutos de exercício trazem melhorias à memória. Se calhar fazer uma dança para criar um vídeo no Tik-tok até pode ser proveitoso. O mais importante aqui é que vários estudos, que compararam os efeitos de comprimidos para ajudar a concentração e de apenas 20 minutos de cardio, provaram que o exercício é sempre superior, em termos de melhores resultados nos exames.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *