Connect with us

Em destaque

A gestão da crise pandémica nas escolas com ensino profissional

Mais Educativa

Publicado há

em

POCH

O ensino foi confrontado com um enorme desafio pedagógico. As escolas com ensino profissional e os Centros Qualifica não foram exceção. O POCH produziu 3 vídeos, para memória futura, que retratam a realidade vivida em 3 escolas, neste atípico período.

Tudo mudou rapidamente. Sem a possibilidade, em regra, de aulas presenciais, os formandos tiveram que continuar a formação a partir das suas casas. As escolas estabeleceram novos métodos, definiram plataformas online, acompanharam a adaptação dos formandos com menos competências digitais e continuaram a sua atividade.

Para assinalar o “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, com o país em estado de emergência, o POCH divulgou os 3 primeiros vídeos de uma série intitulada “Histórias na Primeira Pessoa”, com a participação das escolas: EPRAL – Escola Profissional da Região do Alentejo, Profitecla e Escola Secundária de Viriato, que retratam as vivências das escolas profissionais neste período. O ensino profissional enfrentou um problema acrescido por via das componentes de formação mais práticas associadas ao perfil profissional, algumas muito difíceis e, em alguns casos quase impossíveis, de implementar à distância. Desta série constam também 4 vídeos sobre a adaptação dos Centros Qualifica às condicionantes da realidade pandémica, ainda em produção.

Estas histórias e as de outras escolas e entidades em Portugal e no mundo trabalham em prol do aumento das competências da nossa população, para além do testemunho que constituem, desempenharão um papel relevante na tomada de decisões para o futuro desta área estratégica de intervenção para o desenvolvimento do país.

O POCH, o Fundo Social Europeu e a União Europeia ajudaram as escolas com ensino profissional e os Centros Qualifica a ultrapassar a crise. Fique a conhecer melhor, no site do POCH, esta realidade que, apesar de dura, revelou também aspetos muito positivos. Pode ainda ver os vídeos que testemunham as experiências.

Podes ler toda a história aqui.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade

Publicidade

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