Connect with us

Em destaque

LeYa partilha dicas para te ajudar a preparar os exames

Joana Fonseca

Publicado há

em

LeYa

Os exames não tardam estão aí à porta e sabemos que esta fase pode ser bem stressante, mas um bom planeamento pode ajudar a teres melhores resultados e a reduzir o stress.

A LeYa preparou algumas dicas para partilhar contigo de como podes triunfar nesta época tão importante. Ao longo da semana vais ficar a saber tudo! Vamos à primeira dica?

1- Evitar o Stress

A primeira maneira de conseguires reduzir o stress, ansiedade ou nervosismo nesta época é conseguires estar o mais bem preparado possível!

Sabias que uma das causas que provoca ansiedade é a sensação de falta de controlo? É verdade! O nosso cérebro é constantemente bombardeado, e auto-bombardeia-se, com novas informações sobre o que ainda temos para fazer, acabando por criar a sensação de caos e descontrolo. Para que não aconteça, uma forma simples de conseguires esse controlo é utilizar um lápis e um bloco de notas, passar tudo o que tens na cabeça para o papel. Desde as coisas mais simples do dia a dia, como fazer a cama, arrumar a secretária, até a fazer exercícios de exames de matemática. Depois de escreveres cada tarefa deves colocar a prioridade e quando as pretendes fazer e terminá-las.

Outra forma para reduzir o stress é falares ao telemóvel, sabemos que pode parecer contraditório, porque se por um lado o objetivo é focares-te no estudo e deixar de lado as distrações, por outro é importante sociabilizares. Podes falar com os teus amigos sobre os exames, partilhar as tuas preocupações e também alguns tópicos. Dessa forma, vais reduzir a tua ansiedade e aumentar a autoconfiança.

No entanto, deves reduzir as distrações! Se para muitos estudantes o antisstress passa por ouvir música ou assistir televisão enquanto estudam, as informações que pretendem reter será muito inferior, existem vários estudos que o dizem.

Espero que te ajude! E estaremos de volta para as próximas dicas!

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *