CanSat Portugal está prestes a descolar nos Açores (com novidades!)
A ilha de Santa Maria, nos Açores, está quase a receber os mais de 100 estudantes e professores das equipas finalistas da 11ª edição do CanSat Portugal.
Destacamos no programa a abertura, dia 1 de maio, com a participação da Presidente da Câmara de Vila do Porto, Engª Bárbara Chaves, e do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Dr. Paulo Estêvão, e a entrega de prémios, dia 5 de maio, com a participação de Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa.
Os jovens terão de finalizar os seus projetos no Incuba+, Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, com o apoio da organização e de empresas do setor espacial como a Thales e a ASC – Atlantic Spaceport Consortium. Uma conversa sobre carreiras espaciais e a apresentação do projeto análogo “Da Terra ao Espaço”, realizado pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, no Atlântida Cine, são outros momentos do programa, para além do trabalho sempre árduo das equipas.
Neste projeto do ESERO Portugal/Ciência Viva e da Agência Espacial Europeia (ESA), as 16 equipas a concurso devem construir um microssatélite – o CanSat – com o tamanho de uma lata de refrigerante. Mas não é uma lata qualquer: deve ser capaz de sobreviver a um lançamento por avião, drone, balão ou, mesmo, um pequeno foguetão a uma altitude de 1 000 metros. Cada CanSat inclui os sistemas base de um satélite, como a antena emissora, bateria e sensores, e comunica os dados para um computador no solo. Com estes dados, as equipas analisam parâmetros da atmosfera e realizam um projeto científico para evidenciar a sua criatividade e as capacidades tecnológicas do seu microssatélite. É uma verdadeira missão espacial e um desafio para a formação destes jovens.
Este ano, a 11.ª edição do CanSat Portugal traz uma novidade. A equipa vencedora será convidada pela ESA a participar no Space Engineer for a Day, um evento de aprendizagem e celebração que decorrerá no European Space Research and Technology Centre (ESTEC), em Noordwijk, nos Países Baixos, nos dias 17 e 18 de junho de 2024.
O júri que vai avaliar os projetos é composto por Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa), Eduardo Ferreira (Vice-Presidente da Agência Espacial Portuguesa), Agostinho Fonseca (Professor de Sensores e Sistemas do Instituto Superior Técnico), Rui Agostinho (Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Duarte Cota (Vogal da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, Governo Regional dos Açores), João Beleza (representante da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações) e Ana Noronha (Diretora Executiva da Ciência Viva).