Connect with us

A tua Revista

O leque do Ensino Profissional

Publicado há

em

Adobe Stock

Todos conhecemos aquela pessoa que dizia “quando for grande quero ser” professor, jornalista, médico ou bombeiro… Há quem cresça determinado a saber o que quer ser e que papel pretende assumir na sociedade. Existem várias vias formativas que podem divergir consoante o perfil de cada um, por isso, é que existem vários tipo de formação. A Mais Educativa ajuda-te a conhecer o Ensino Superior.

Os Cursos Profissionais estão caracterizados pela forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o perfil do estudante, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas.

O objetivo destes cursos passa por desenvolver competências pessoais e profissionais do aluno para o exercício de uma profissão, privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho, locais e regionais, e preparar para aceder a formações pós-secundário ou ao Ensino Superior.

Quem pode fazer estes cursos:

• Alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;

• Alunos que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de formação a nível secundário, dessa forma, funcionam em escolas profissionais, públicas ou privadas, e ainda em escolas secundárias públicas ou em centros de formação.

Composta por uma estrutura curricular organizada por módulos, permitindo uma maior flexibilidade e respeito pelo ritmo de aprendizagem do aluno. O plano de estudo inclui três componentes de formação:

• Sociocultural;

• Científica;

• Técnica.

Sendo que a formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

A temida Prova de Aptidão Profissional

Nos Cursos Profissionais, bem como em todos os cursos, é necessário demonstrar o que sabes. Nas opções profissionalizantes a prova não envolve apenas uma caneta e uma folha de exame, será necessário um projeto pessoal, ou seja, a criação de uma ideia até à defesa da mesma perante um júri, a chamada PAP (Prova de Aptidão Profissional). Esta prova pode ser física ou conceptual e deve ser consolidada numa intervenção ou atuação dependendo a natureza do curso.

Não te assustes! Ao longo deste projeto vais poder contar com a ajuda e a colaboração dos professores das áreas técnicas do curso, sendo que a mesma pode ser feita em equipa, desde que seja visível o contributo individual de cada elemento.

A avaliação da PAP tem em conta:

• Concretização do projeto;

• Aprendizagem relevante para introdução profissional;

• Qualidade e interesse da apresentação;

Após concluíres, com aproveitamento, um Curso Profissional obténs a dupla certificação, ou seja, o Ensino Secundário e a Certificação Profissional, que te confere o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações. Esta formação permite-te o prosseguimento de estudos num curso de Especialização Tecnológica ou de acesso ao Ensino Superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao mesmo.

Queres saber mais sobre o Ensino Profissional? Carrega no link https://bit.ly/MEMAIO2020

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade