Connect with us

A tua Revista

O diário de um Vírus (Covid-19)

Joana Fonseca

Publicado há

em

Mais Educativa

De um dia para o outro este vírus parou tudo e todos. Começou com meros casos na grande China e acabou por se alastrar pelo resto do mundo. Algo que muitos julgavam ser equiparado a uma gripe, acabou por ir bem mais além… Os casos aumentam de dia para dia e a Mais Educativa vai contar-te tudo sobre este vírus mais conhecido como Covid-19 ou Coronavírus.

Este nome é atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença que é provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2

Os coronavírus já existiam e na realidade são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas;

Onde tudo começou…

No dia 1 de dezembro de 2019, uma doença misteriosa apareceu em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China.

A Comissão Municipal de Saúde da China reportou 27 casos de uma espécie de pneumonia com uma causa desconhecida. Estas pessoas tinham estado em contacto direto com um mercado de alimentos e animais vivos, o Mercado de Produtos do Mar de Huanan. A 2 de janeiro de 2020, o Centro de Prevenções e Controlo das Doenças da China informa a existência de um novo vírus, denominado de Covid-19. Os casos continuaram a aumentar de forma drástica. Todos os dias aumentavam os casos, e começaram a ser tomadas medidas de prevenção, mas não foi o suficiente.

O surto evoluiu rapidamente, afetando outras partes da China e fora do país. Os casos começaram a ser detetados em vários países da Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e África.

Em Portugal, as notícias começaram a chegar, mas poucos eram os que davam importância. No dia 4 de fevereiro as notícias foram diferentes. Haviam suspeitas de que o vírus tinha chegado com dois portugueses e a informação começou a ser levada de outra forma. No dia 16 de fevereiro, foram reportados mais dois casos com suspeita de Covid-19, mas só no dia 2 de março é que foram confirmados os primeiros casos. Os resultados deram positivo, sendo considerada uma doença importada. Desde esse dia, aumentam o número de casos.

Agora que já sabes como tudo começou, a Mais Educativa vai explicar-te os sintomas, como te prevenires e dicas para conseguires passar esta fase em casa.

Queres saber mais? Carrega no link https://bit.ly/ME_MAR_2020

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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