Visite-nos em

Lazer & Cultura

Samuel Úria recebe “Prémio José da Ponte”

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribuíu o “Prémio José da Ponte” a Samuel Úria.

A distinção – divulgada no dia do aniversário do artista – pretende destacar jovens criadores e tem em conta a “criação de uma obra que seja já hoje reconhecida pelo público e pela crítica”, segundo nota enviada à redação.

Samuel Úria, apanhado de surpresa em dia de aniversário, agradece à Sociedade Portuguesa de Autores pelo apoio que sente “constante” e ao público, a quem se refere, na mensagem de agradecimento como “todos esses ouvidos generosos que me concedem atenção”.

O anúncio do Prémio José da Ponte – galardão destinado a jovens – apanhou-me no dia certeiro em que a cronologia poderia contestar essa juventude. Mas, enquanto vou amontoando rugas de expressão, percebo que muitas são destes sorrisos de gratidão. Tal sensação rejuvenesce-me. A vénia com que escrevo é flexível, sem queixas da coluna: a de um jovem”, escreve o artista como forma de agradecimento. E termina com “Nem sempre vos facilito a vida, mas persistem em antecipar fogo no carvão que vou mostrando. Um profundo, e rejuvenescido, obrigado”.

Esta é a segunda distinção que a Sociedade Portuguesa de Autores atribui ao “trovador das patilhas”.

Em 2014, o autor já tinha recebido o prémio “Melhor Canção” para “Lenço Enxuto“, tema incluído no álbum “O Grande Medo do Pequeno Mundo“.

No ano passado, Samuel Úria publicou “Marcha Atroz”, um mini-álbum com quatro temas.

Samuel Úria cria para si próprio e para outros nome do panorama nacional da música portuguesa como Ana Moura, Clã, António Zambujo, Cláudia Pascoal, HMB, entre outros.

Próximos concertos de Samuel Úria com o espetáculo “Pés de Roque Enrole”:

3, 4 E 5 OUTUBRO – MUSICBOX, LISBOA

9 E 10 OUTUBRO – MAUS HÁBITOS, PORTO

11 OUTUBRO – AUDITÓRIO ESPAM, VN SANTO ANDRÉ

01 NOVEMBRO – FESTIVAL CITY SOUND, ANGRA DO HEROÍSMO

02 NOVEMBRO – FESTIVAL LUX INTERIOR, COIMBRA

 

[Imagem: Valentim de Carvalho]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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