Visite-nos em

Notícias

Jovens empreendedores apresentam as melhores ideias de negócio

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores reúne, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, as 66 melhores ideias de negócio, de norte a sul do país, selecionadas a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores.

Esta é uma iniciativa que coloca na mesma competição estudantes a frequentar os ensinos secundário, profissional e superior e contribui para o despertar cada vez mais precoce para o empreendedorismo. Contribui para a valorização dos jovens, professores e estabelecimentos de ensino que se dedicam às questões da inovação e da criatividade.

Foi a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 66 projetos nacionais que estarão em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que se realiza de 3 a 5 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma outra categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.

Com vista a promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores a Mostra envolve cerca de 165 participantes, orientados por de 32 professores de cerca de 42 instituições de ensino.

Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde terá a oportunidade para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que visitar a mostra. Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 5750 euros.

O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Município do Porto.

Para Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, “estamos a formar uma geração de jovens com espírito de iniciativa, de criatividade, de inovação, de liderança e de resiliência, com a capacidade de acrescentarem valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos e, é este o caminho que a sociedade civil deve exigir como uma prioridade na educação das novas gerações”.

Esta competição envolve projetos de norte a sul do país. O Porto foi o distrito que mais projetos colocou em concurso, 13 no total, seguindo-se Lisboa e Coimbra com 11 projetos cada; Braga e Setúbal com 6 cada; Portalegre com 5; Castelo Branco e Aveiro com quatro cada; Bragança, Faro e Leiria com dois cada; e Açores, Guarda e Viseu com um projeto cada.

Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios.

Com entrada livre, a Mostra Nacional está aberta ao público no dia 3 das 15 horas às 18h30, no dia 4 das 10 horas às 18h30 e no dia 5 das 10 às 16 horas.

O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, integram o Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

O Projeto Gera Talentos é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização 2014-2020).

 

 

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==