Visite-nos em

Lazer & Cultura

Festival do Contrabando une Portugal e Espanha numa identidade

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Animação, história, arte e cultura não vão faltar de dia 29 a 31 de março, na terceira edição do Festival do Contrabando, nas vilas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, as vilas gêmeas de José Saramago.

O Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana é um evento internacional de âmbito cultural, inserido numa estratégia de desenvolvimento turístico para o território. Realiza-se nas vilas de Alcoutim – no Algarve – e de Sanlúcar de Guadiana – em Huelva, Espanha – e é organizado pelos respetivos municípios.

O evento tem como mote a celebração da arte, cultura, gastronomia e património natural, partilhado por ambas as vilas. Os participantes podem ter acesso a um mercado de época, a gastronomia local, desfiles etnográficos, teatro de rua, bandas de música de rua e oficinas de artesanato. Para além disto, têm a possibilidade de atravessar a ponte pedonal flutuante que perfura o Rio Guadiana e une os dois países.

Este festival pretende valorizar a identidade local e social, através da linguagem universal das artes. Durante três dias, os dois países formam um novo território, onde, partilham uma identidade ancorada na vivência de dois povos que partilham as mesmas margens.

Vários são os orgãos governamentais a marcar presença neste evento, como é o caso de Nelson de Souza, Ministro do Planeamento e Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura do Governo de Portugal. Do país vizinho vão estar presentes Alejandro Romero, Vice-Conselheiro da Cultura e Património Histórico; Bella Verano Domínguez, Delegada do Governo da Andaluzia em Huelva e María Eugenia Limón Bayoa, Vice-Presidente de Coordenação e Políticas Transversais.

A abertura oficial do festival e da ponte pedonal flutuante decorre a partir das 14.30 horas e a entrada é gratuita.

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *