Visite-nos em

Notícias

Visita o Jardim Zoológico no Dia do Pai e conhece os pequenos Pinguins

Avatar

Publicado há

em

A família da morada mais selvagem de Lisboa não para de crescer! Para assinalar o Dia do Pai, o Jardim Zoológico apresenta as suas três crias de Pinguim-do-cabo.

Nascidos a 17 de outubro de 2018, a 9 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019, os pequenos e carismáticos pinguins-do-cabo, de sexo ainda indefinido, prometem conquistar os corações dos visitantes, numa data tão especial. O Pinguim-do-cabo (Spheniscus demersus) é a única espécie de pinguins que se reproduz em África e o Jardim Zoológico mantêm uma população da espécie desde meados do século XX.

O Pinguim-do-cabo é monogâmico, sendo conhecidos casais que se mantêm juntos por mais de uma década! Normalmente, o casal regressa à mesma colónia de nidificação e, muitas vezes, ao mesmo ninho, todos os anos. No Jardim Zoológico é possível encontrar casais que permanecem juntos há cerca de 17 anos.

O Pinguim-do-cabo é uma espécie reconhecida pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como “Em Perigo” de extinção. Estima-se que a população mundial seja hoje apenas 10% do número registado no início do séc. XX. Atualmente, está ameaçada pela drástica diminuição dos stocks de peixe, devido à pesca excessiva,  às alterações climáticas, e à poluição do habitat, sobretudo por derrames de petróleo.

O Jardim Zoológico tenta contrariar esta tendência e colabora no Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP) do Pinguim-do-cabo, que permite uma ação conjunta da comunidade zoológica para manter a população geneticamente saudável, salvaguardando a conservação da espécie. Contribui ainda, para a recuperação desta espécie no habitat natural, apoiando financeiramente a SANCCOB (Fundação para a Conservação das Aves Costeiras da África do Sul). Esta parceria permitiu a construção do Sea Bird Hospital e assegura a reabilitação de um grande número de aves. Anualmente, a SANCCOB reabilita 600-900 ovos e crias que são posteriormente reintroduzidas no habitat natural.

Em parceria com a Goodlife, o Jardim Zoológico criou um pack familiar para incentivar miúdos e graúdos a conhecer de perto o mundo destas incríveis aves marinhas!

Se quiseres fazer parte deste projeto de conservação e marcar o Dia do Pai de uma forma inesquecível não percas esta oportunidade para homenagear o teu “Super-herói”!

[Foto: Jardim Zoológico]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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