Visite-nos em

Lazer & Cultura

Space Ensemble: uma viagem musical e visual pelas florestas de todo o mundo

Publicado há

em

No próximo dia 16 de março, às 16 horas, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), o coletivo de músicos Space Ensemble apresenta uma viagem musical e visual pelas florestas de todo o mundo!

A partir de uma seleção de curtas-metragens de animação – dos Estados Unidos à Suíça, passando pela Finlândia – dirigidas ao público infantil, o Space Ensemble acompanha estes filmes com uma interpretação ao vivo que recria o ambiente do tempo do cinema mudo.

Além da apresentação de sábado, dirigida a famílias e público geral, Uma Floresta Animada é apresentada a grupos escolares de 11 a 15 de março, às 10h30 e 15 horas, no mesmo local, no âmbito do Mais Dois, programa de aprendizagem na área das artes performativas – resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e A Oficina (Educação e Mediação Cultural).

Uma Floresta Animada reúne um conjunto de filmes de animação sobre a vida na floresta, percorrendo vários momentos da história do cinema de animação, e reunindo trabalhos de realizadores de várias gerações e nacionalidades. Um programa que pretende agradar a toda a família, pelos filmes infantis e educativos, pela música ao vivo e pela diversidade de instrumentos utilizados (harpa, piano, serrote, saxofone, theremin).

O programa de filmes é composto de curtas-metragens de animação contemporâneas dos realizadores Kirsten Lepore (USA), Georges Schwizgebel (Suiça), Heikki Prepula, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen (Finlândia). Os dois últimos, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen, apresentam-nos as histórias de dois insetos, Turilas & Jäärä, que vivem numa floresta e utilizam os objetos de uma forma surpreendente e pouco convencional! Estes realizadores pretendem com esta série de filmes “ensinar a apreciar a criatividade e a reciclagem. Queremos encorajar as crianças a usar mais a sua imaginação e a inventar os seus próprios brinquedos.”

Neste espetáculo, o Space Ensemble acompanha estes filmes com interpretações ao vivo, recriando o ambiente do tempo do cinema mudo. Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o theremin, airfx, sequenciadores, samples, DJ set, contratear, mesa, serrote, balões, brinquedos em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos (harpa, flauta, piano) ou populares (guitarra, clarinete, saxofone, bateria, contrabaixo). Ao longo do espetáculo alguns destes instrumentos serão apresentados e algumas crianças podem ser convidadas a subir ao palco para os experimentar! O Space Ensemble já levou esta iniciativa às principais salas do país – desde 2009 – e tem vindo a renová-la com novos filmes de animação, assim como com a participação de inúmeros músicos convidados.

Esta apresentação conta com a participação de Nuno Alves (direção artística), João Martins (saxofone, mesa), Henrique Fernandes (contrabaixo, serrote, acordeão), Sérgio Bastos (piano) João Tiago Fernandes (bateria, percussão), Eleonor Picas (harpa) e José Miguel Pinto (guitarra).

Os bilhetes para o espetáculo custam 2 euros e encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas Lojas Fnac e El Corte Inglés. Também estão online, aqui  ou aqui!

[Foto: A Oficina – Direitos Reservados]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==