Visite-nos em

Lazer & Cultura

Monstrinha 2019 volta cheia de animação

Publicado há

em

O melhor do cinema de animação está de regresso a Lisboa com o Festival Monstrinha! A 18ª edição decorre entre os dias 20 e 31 de março.

A Monstrinha é o festival de filmes de animação de Lisboa direcionado a escolas, pais e filhos. Este ano apresenta a todos os seus participantes várias estreias, ante-estreias, presença de realizadores e uma homenagem ao Mickey Mouse.

Em destaque na edição deste ano estão as competições internacionais, com longas e curtas metragens – das quais 28 são curtas metragens – nacionais e internacionais, produzidos na sua maioria em 2018. O programa é composto por filmes premiados ou nomeados para os mais importantes prémios de cinema de animação mundial e obras a serem apresentadas pela primeira vez em Portugal.

A ante-estreia do filme The Queen’s Corgi dará o sinal de partida para este evento no dia 20 de março, com a presença do realizador Ben Stassen que apresentará esta longa metragem. The Queen’s Corgi é a história das aventuras de Corgi, o cão de estimação da Rainha de Inglaterra, com estreia oficial para dia 4 de abril.

O Cinema Ideal disponibiliza filmes para as famílias, como Ernest & Celestine, realizado por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner (homenagens), no dia 23 de março e The Secret of Kells, com realização de Tomm Moore e Nora Twomey, no dia 24.

Para os mais pequeninos, o Cinema de São Jorge recebe o BabyMonstrinha, com entrada gratuita para bebés e crianças até aos 3 anos. Durante os dois fins de semana do festival, estão marcadas oficinas de animação para Pais e Filhos, das 10 às 13 horas.

A Cinemateca Júnior, por sua vez, conta com uma homenagem a uma das personagens infantis mais emblemáticas da Disney – o Mickey Mouse – numa exibição de vários filmes, no dia 30 de março, às 16 horas. Captain Morten and the Spider Queen, de Kaspar Jancis e o Tito e os Pássaros, dos realizadores Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar são outros dos filmes que é possível ficar a conhecer neste festival.

A Monstrinha pretende apresentar assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens. As questões do conhecimento, da amizade, da tolerância, da diferença e do respeito pelo outro estão presentes nas obras escolhidas, apresentadas com diversidade estética e técnica.

O projeto Monstrinha surgiu há 19 anos e a adesão de escolas, centros, auditórios, municípios, festivais e cinemas tem sido crescente em todo o país e até no mundo. A 17ª edição, em 2018, contou com a participação de mais de 20 mil crianças, só durante os 10 dias do festival na região de Lisboa.

Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinemateca Júnior, Cinema City Alvalade e Museu Nacional de Etnologia, Teatromosca, no Cacém, Centro Cultural de Carnide e Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó, em Almada, são os locais que nesta 18ª edição abrem as portas à Monstrinha.

Podes consultar o programa deste evento aqui!

[Foto: Monstrinha]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==