Connect with us

Ciência & Tecnologia

A internet é um sítio cada vez mais perigoso

Avatar

Publicado há

em

De acordo com o Relatório de Análise da Criminalidade Participada, o palco favorito para o crime é, cada vez mais, a internet.

Extorsões (sobretudo sexuais), burlas e sabotagem, entre outros crimes informáticos, têm tornado a internet um ecossistema cada vez mais perigoso. Enquanto a criminalidade geral continua a descer, é online que deves estar cada vez mais atento à tua segurança, de acordo com a informação veiculada no Relatório de Análise da Criminalidade Participada.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram 6800 as burlas através da internet, o que corresponde a um aumento de 1200 participações face ao mesmo período em 2015. E se olharmos concretamente aos casos de chantagem, por exemplo, registou-se um brutal aumento neste espaço de tempo: 150 participações, num total de 360.

Em sentido inverso está a criminalidade geral, que registou 6,5% de participações, e a criminalidade violenta, com menos 10,5% de participações que no ano passado, neste mesmo período de tempo (de janeiro a setembro). Neste tipo de crimes, predominam os jovens entre os 20 e os 25 anos, logo seguidos daqueles que têm entre 16 e 19 anos.

Para fazer face ao aumento dos crimes cibernéticos, a Polícia Judiciária criou a Unidade de Combate à Cibercriminalidade, que entrou em funcionamento no mês de novembro e que vem substituir a Unidade Nacional da Investigação da Criminalidade Informática, criada em 2015 pelo Governo PSD/CDS-PP.

Se já o sabias, agora é a melhor altura para relembrares que é preciso muito cuidado com o que fazes online. Os perigos estão à vista.

[Fonte: Rádio Renascença]
[Foto: Florian Rothlehner @ Flickr]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade