Connect with us

Novidades

Sabias que a “box” é das coisas que mais energia gasta?

Publicado há

em

Se pensas que desligar a “box” da televisão faz com ela deixe de gastar energia… lê esta notícia.

A verdade é que, tal como a maioria dos equipamentos eletrónicos, estas “boxes” têm um piloto que fica ligado mesmo depois de as desligares. E esse piloto consome energia.
E de entre os vários pilotos que ficam ligados pela tua casa, um dos que mais gasta é precisamente a “box” da televisão. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 100 biliões de quilowatts por hora de energia são desperdiçados todos os anos, o que custa aos americanos mais de 7,9 mil milhões de euros.

E porque gastam estas “boxes” mais do que outros equipamentos? Precisamente porque nunca estão totalmente desligadas. Este é um problema que veio agravar-se ainda mais com a tecnologia de gravação, o que faz com que, mesmo em momentos em que não estás a ver TV, a tua “box” continue a gastar bastante eletricidade. Aliás, de acordo com a ABC News, um aparelho destes com gravador consome mais 40% de energia do que outro exatamente igual, mas sem essa funcionalidade.

Para que o consumo de energia possa ser reduzido nestes aparelhos, cabe às empresas de telecomunicações fazer alterações de software. Um modo noturno que desligue a “box” quando não estiver a ser utilizada, ou a programação dos discos rígidos para que não girem quando não estão a gravar, por exemplo, são medidas que poderiam baixar os gastos elétricos.

Até que isso aconteça, podes sempre adquirir uma extensão com interruptor, para que possas cortar a passagem de eletricidade antes de toda a gente sair de casa. Ao final do mês, faz as contas para veres que diferenças notas!

[Fonte: Green Savers]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade