Visite-nos em

Novidades

A realidade virtual causa problemas de visão?

Avatar

Publicado há

em

Há um médico britânico que já apontou alguns potenciais problemas, se fizeres uma utilização irresponsável de um par de óculos de realidade virtual…

Miopia e síndrome do olho seco. São estas as principais consequências que a realidade virtual poderá começar a trazer aos seus utilizadores, de acordo com David Allamby, médico e diretor da clínica oftalmológica Focus, em Londres.

Segundo este profissional, está prestes a acontecer “um boom de sérios problemas de visão” por culpa destes aparelhos, e defende que “tanto os jovens como os pais” precisam de “conhecer os riscos” na utilização de sistemas de realidade virtual. De acordo com Allamby, com esta tecnologia “vamos ver muito mais pessoas a sofrer de fraca exposição solar – algo que afeta a forma como os olhos crescem e que pode levar à miopia [e consequentemente] à agravação da mesma”.

Mas há mais. A proximidade do olho humano ao ecrã aos olhos durante longos períodos de tempo pode levar, segundo este médico, “a problemas de tensão ocular ou problemas neurológicos”, uma tese sustentada por um estudo da Universidade da Califórnia que recentemente provou que as experiências virtuais podem causar o “desligar” de vários neurónios.

O médico David Allamby recomenda assim que passes “mais tempo sob a luz natural” de forma a ajudar o olho a produzir dopamina, uma substância que ajuda as nossas células “a falar umas com as outras”.

[Fonte: Sapo Tek]

[Foto: PlayStation Portugal]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==