Connect with us

Ciência & Tecnologia

Já começou a CodeWeek 2016!

Publicado há

em

Entre os dias 15 e 23 de outubro, milhões de crianças, jovens, adultos, pais, professores, empresários e responsáveis políticos por toda a Europa estão a aprender a criar com a programação informática. É a CodeWeek 2016!

A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa levada a cabo por voluntários que promovem a programação informática nos seus países, na qualidade de “embaixadores” da Semana da Programação. No ano passado, cerca de 570 mil pessoas participaram em 7600 eventos dedicados à programação, que tiveram lugar em 46 países na Europa e fora da Europa, e este ano, a Semana Europeia da Programação une esforços com as Bibliotecas Públicas 2020 para organizar workshops de programação em bibliotecas locais, um pouco por toda a Europa.

As escolas voltam a ser convidadas a organizar eventos no âmbito do desafio CodeWeek4All, envolvendo o maior número possível de alunos e estudantes, e as escolas que atinjam uma taxa de participação de pelo menos 50% receberão um Certificado de Excelência na literacia de programação. No ano passado, o desafio foi aceite por 600 escolas, e 200 receberam esta distinção.

Porquê aprender a programar?
Vivemos num mundo onde a tecnologia evolui rapidamente e altera os nossos padrões de vida. Para fazer face a estas mudanças e compreender o mundo que nos rodeia, precisamos não só de perceber o modo como funcionam as novas tecnologias, mas também de desenvolver as competências e capacidades necessárias para nos podermos adaptar a esta nova era. 
Aprender a programar ajuda-nos a perceber como o mundo funciona, a desenvolver ideias e a conceber, tanto para fins profissionais como lúdicos. Além disso, a programação torna-nos mais criativos e permite-nos colaborar com pessoas cativantes, independentemente de estarem perto de nós ou espalhadas por todo o mundo.

De resto, a economia e a sociedade atuais exigem que tenhamos, pelo menos, competências digitais básicas. Independentemente do seu modo de vida ou tipo de trabalho, as competências digitais e a programação são ou serão necessárias. Além disso, os profissionais das TIC são um pilar fundamental em todos os setores da economia europeia, a procura por estes profissionais cresce 3% ao ano, e o número de licenciados em informática não tem a tem podido acompanhar. Como tal, e apesar do elevado nível de desemprego na Europa, muitos lugares para informáticos estão ainda por preencher. Se não fizermos face a este problema a nível europeu e nacional, poderemos deparar-nos com uma escassez de cerca de 825 mil profissionais das TIC em 2020.

Todos podem criar com a programação. Consulta os teus professores para saberes mais sobre a CodeWeek na tua escola!

[Foto: CodeWeek]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade