Connect with us

Novidades

O IKEA está a renovar os abrigos dos refugiados

Avatar

Publicado há

em

O IKEA juntou-se ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para criar abrigos mais resistentes e confortáveis. Demoram entre quatro e oito horas a montar, e vem tudo embalado em duas caixas, com livro de instruções.

Este é o projeto Better Shelter, desenvolvido nos últimos anos pelo IKEA, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que encomendou este mês as primeiras 10 mil unidades. Os abrigos do fabricante sueco demoram quatro a oito horas a montar, e vêm embalados em duas caixas, com livro de instruções. Cada tenda tem capacidade para cinco pessoas – o dobro do tamanho das utilizadas atualmente – e dura até três anos, podendo ser reutilizada.

Uma das grandes vantagens destes abrigos é a utilização de um painel solar capaz de fornecer energia elétrica para uma lâmpada LED durante quatro horas, e para carregar a bateria de um telemóvel. Foram testados por famílias de refugiados no Iraque e na Etiópia e adaptados para responder às necessidades dos campos, numa altura em que as necessidades dos refugiados sírios são cada vez maiores.

Segundo o último relatório do ACNUR, no ano passado havia cerca de 46,3 milhões de pessoas ajudadas pela organização, e só nos primeiros seis meses do ano passado, 5,5 milhões de pessoas tornaram-se deslocadas. Do total da população mundial de refugiados, estima-se que cerca de 10% vivam em tendas sem grandes condições, e estes abrigos do IKEA vão oferecer proteção contra radiações ultravioletas e isolamento térmico.

[Foto: Better Shelter]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *