Connect with us

Lazer & Cultura

Aos 15 anos, um prémio internacional de fotografia

Avatar

Publicado há

em

Beatriz Rocha é portuguesa, tem 15 anos e é a vencedora de um prémio internacional de fotografia nos Sony World Photography Awards.

Tirou uma fotografia a um grupo de cantares alentejanos, pouco tempo antes da inscrição do cante na lista do Património Cultural Imaterial da Unesco, e isso valeu a esta jovem portuguesa de 15 anos a vitória numa competição internacional de fotografia.
Beatriz Rocha, aluna do 9º ano na Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora), ficou em primeiro lugar na categoria de Cultura, secção juvenil, dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony. Era uma dos oito finalistas da categoria, onde chegou depois de ser selecionada por um júri de profissionais, de entre 6.600 candidaturas de todo o mundo.

A Beatriz captou esta imagem no ano passado. no Teatro Garcia de Resende, onde acompanhou o pai (que é fotógrafo profissional) numa sessão de fotografia com o grupo “Cantares de Évora”. A ideia passou por juntar duas dimensões da memória histórica de Évora, cujo centro histórico já era Património da Humanidade, e cuja parte da cultura pretendia ser classificada Património Imaterial.

A jovem disse, em declarações à Agência Lusa, que experimentou várias perspetivas, mas que gostou especialmente desta: “Na foto os cantantes estão num ‘à vontade’ que eu achei muito interessante”. O prémio vai valer-lhe uma máquina fotográfica de topo e um smartphone da Sony, bem como a entrada para o prémio de Jovem Fotógrafo do Ano.
O vencedor receberá o galardão numa cerimónia em Londres a 23 de abril, quando serão anunciados os premiados das categorias profissionais.

Independentemente disso, a imagem de Beatriz Rocha já conquistou a presença numa exposição em Londres, entre 24 de abril a 10 de maio, e num livro a publicar com as melhores imagens da edição de 2015 dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony.

[Foto: Beatriz Rocha]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *