CEiiA e Escola João Gonçalo Zarco vencem Prémio Europeu de Educação para Clima
O projeto “CZarco”, desenvolvido em Matosinhos, numa parceria entre o CEiiA e a Escola Secundária João Gonçalo Zarco, conquistou a gratificação “Education For Climate’s Call for Inspiring Green Education Actions 2023”, que será apresentado em Bruxelas, a 16 de novembro – Dia Europeu da Educação para o Clima.
Durante seis meses, 72 alunos e professores participaram na iniciativa, que emprega a aplicação AYR, galardoada, em 2021, com o Prémio NEB – Novo Bauhaus Europeu, para quantificar as emissões de CO2 evitadas na utilização de modos de mobilidade sustentáveis, com o objetivo de promover a adoção de comportamentos ecológicos na comunidade escolar, tendo sido o valor agregado convertido numa “Bolsa de Tokens“.
Propondo à Câmara Municipal de Matosinhos a monetização das fichas adquiridas para financiar planos verdes no ambiente académico, os jovens asseguram o efeito transformacional dos novos produtos e serviços de movimentação em desenvolvimento para o futuro das cidades.
Replicado já no ano letivo 2023/2024, no âmbito da Agenda Be.Neutral, o programa chegará às Escolas do Porto, Guimarães e Braga.