Espaço à Quarta: “Como preservar a órbita da Terra?”
O que acontece aos satélites desativados que orbitam o nosso planeta? É possível recolher o lixo espacial? Este é o mote para a próxima sessão de “O Espaço à Quarta”, que terá lugar quarta-feira, dia 19 de abril, às 19:00 horas, transmitida na página de Youtube do Pavilhão do Conhecimento.
Preservar a órbita da Terra é uma problemática cada vez mais atual. Ao abordar este tema, é pretendido perceber o que as empresas e entidades nacionais e internacionais estão a fazer relativamente aos novos negócios no setor do espacial e ao direito internacional.
A Ciência Viva convidou um painel de especialistas que trabalham neste setor, como Filipa Lourenço (Neuraspace), Nuno Ávila (Deimos Engenharia), Mário J. Silva (IST) e Magda Cocco (Vieira de Almeida).
O que é o Espaço à Quarta?
O Espaço está bem presente nas nossas vidas, mesmo sem darmos por isso. A tecnologia espacial atual pode, por exemplo, orientar as nossas deslocações. Para além disso, também assegura as telecomunicações, as previsões meteorológicas, a agricultura de precisão e a gestão de recursos preciosos, como a água potável.
É igualmente responsável pela monitorização do nosso planeta e pelo auxílio em situações de crises ou catástrofes, sejam elas humanitárias ou naturais, entre muitos outros recursos.
Nas sessões de 2023 de “O Espaço à Quarta” será analisada a forma como a indústria espacial se pode tornar mais sustentável, os problemas atuais que o Espaço pode ajudar a resolver, como a procura dos melhores locais para a exploração das energias renováveis, a utilização sustentável da órbita terrestre ou a monitorização de resíduos no oceano.
Próxima sessão: Plástico e Oceano | 24 de maio