NotEggo, o ovo que nasceu sem a galinha, conquistou o Bfk awards
O notEggo foi o projeto vencedor do Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, que promove a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar, promovido pela PortugalFoods. Este produto aparece como um substituto vegetal ao ovo e nasceu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e permite separar a “clara” da “gema” e tem uma pegada ambiental bastante inferior à do ovo natural.
Fonte de vitamina B5 e rico em vitamina B12 com baixos teores de açúcar e gordura, o notEggo é uma fonte de proteína composta por uma gema de tremoço, batata-doce e cenoura e por uma a clara que contém creme de soja, farinha de arroz e amido de tapioca. Apesar de ter levedura nutricional sal kala namak, os restantes ingredientes são de produção nacional e de agricultura biológica e fazem deste ovo um produto 100% vegetal.
As embalagens são compostas por três ovos vegetais, cada um com 20 gramas e dão-te a verdadeira experiência de partir um ovo. Para além disso, é um produto único, já que os potenciais concorrentes são em pó ou líquidos, aplicados em receitas como ovos mexidos, omelete ou elemento de ligação.
Segundo o Relatório de Análise “The Green Revolution Portugal 2021” (Lantern 2021), há mais de um milhão de pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou tendencialmente vegetariana. Num questionário online, realizado pela notEggo, admitiram sentir falta de comer ovo. Este produto aparece pra satisfazer essa necessidade, nomeadamente numa altura em que a maioria dos consumidores (72%) de produtos vegan considerou a oferta do mercado português insatisfatória.
O administrador da ANI, João Borga sublinhou que “os desafios climáticos e a cada vez maior escassez dos recursos do nosso planeta têm sido um forte incentivo para que a comunidade científica, em conjunto com a indústria alimentar, inovar e alcançar soluções que garantam a nossa sobrevivência e reverta o impacto no planeta Terra. Projetos como este são de grande importância e mostram que Portugal está na linha da frente destas preocupações”
É neste sentido que se realiza o Prémio ECOTROPHELIA que tem como objetivos inovar o setor agroalimentar a nível nacional e europeu e, assim, procura o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem se afastar do tópico da sustentabilidade.