A Microsoft e a GNR – Guarda Nacional Republicana, assinalaram o mês da Internet Mais Segura, com uma iniciativa que tem por base temas como a desinformação, segurança, proteção de dados e ‘cyberbullying’. Até agora, mais de 223 mil estudantes e professores em 1.250 escolas, tiveram contacto com esta ação de sensibilização, que conta com o apoio de 1.400 voluntários.
Esta iniciativa que irá decorrer durante todo o mês de fevereiro, abrange escolas básicas e secundárias, com várias ações junto da comunidade escolar.
O início está marcado para o próximo dia 8 de fevereiro, e a campanha marca o arranque da operação deste ano, que promove o uso correto da tecnologia, junto dos alunos do ensino básico e secundário.
“Juntos por uma Internet melhor!”, é o slogan da campanha, e as sessões de sensibilização deste ano recorrem ao Minecraft, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, que promove a criatividade, colaboração, resolução de problemas… numa experiência digital aprofundada e divertida, através do jogo.
Alertar, sensibilizar e formar a comunidade escolar é fundamental, sendo que, é através da formação, da correta utilização da tecnologia e da aplicação de boas práticas que se minimizam, e evitam muitos dos perigos identificados.
Assim, a metodologia usada na abordagem do tema – a segurança na utilização da internet-, é a de game based learning, que faz com que a aquisição do conhecimento seja transmitida de forma lúdica e divertida.
As ações de sensibilização serão gratuitas e administradas por voluntários da Microsoft e da GNR, tal como os respetivos conteúdos destas sessões, que são adaptados aos diferentes graus do ensino básico e secundário.
As escolas do ensino básico e secundário que queiram requisitar a sua sessão de “Internet Segura 2022”, poderão enviar um e-mail para: sessoesSIDPT@microsoft.com, e partilhar a disponibilidade de horário, tal como o respetivo ciclo de ensino.