Connect with us

Em destaque

CCVEstremoz desmancha a árvore e partilha curiosidades sobre o Dia dos Reis

Publicado há

em

Imagem de: CCVEstremoz

Hoje assinala-se o Dia de Reis e, tradicionalmente, este é o dia em que se desfazem as árvores de natal. Para assinalar este dia e a simbologia que representa, o Centro Ciência Viva de Estremoz desmancha a árvore com ponderações sobre esta época de transição do ano.

Revisitando o Deus Janus…

Para os romanos, Janus era o Deus da transição e da mudança entre dois momentos… um passado e um futuro.Por isso, era representado com duas caras, uma voltada para trás e outra para a frente. Portanto, não é de estranhar que tenham escolhido o dia em que este Deus era festejado para a entrada no novo ano, o qual passou a ser considerado o 1 de janeiro.

Esta é a razão por que este dia, apesar de não representar nenhum momento especial da rotação da Terra em torno do Sol, ainda continuar a ser usado como símbolo da passagem do Ano… a transição entre um momento antigo que conhecemos e um futuro desconhecido e, por isso, mais incerto.O momento presente surge assim como a transição entre um passado e um futuro.

Mas o que significam estes dois momentos? O que é o passado? A que “distância” está o futuro?

O CCVEstremoz responde: “Neste começo de 2022, ao desmancharmos a árvore de Natal do CCVEstremoz, caíram mais umas novas bolas de Natal que nos dão uma das muitas respostas possíveis a estas dúvidas…Um conjunto de bolas que nos remetem para a continuidade entre tempos longos… muito longos… o tempo dos geólogos… Tão longos que nos permitem olhar para dois Mundos…”

Dois Mundos separados por mais de 500 milhões de anos… Dois Mundos muito diferentes mas que têm em comum serem momentos em que todos os continentes se encontram aglomerados num único supercontinente.

Dois momentos que confrontam as certezas de um supercontinente que sabemos ter existido, com as incertezas relacionadas com as de um outro que, tudo indica, irá existir dentro de 200 a 300 milhões de anos.

O CCVEstremoz faz o convite “Descobre a Ciência que se esconde nas nossas novas bolas de Natal e… em 2022 estamos à tua espera no Centro Ciência Viva de Estremoz com muitas novidades que nos ajudam a melhor compreender o Mundo que nos rodeia…”

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade