Connect with us

Educação

Semana da Ciência & Tecnologia do Centro Ciência Viva há atividades para tod@s!

Publicado há

em

Imagem de: Centro de Ciência Viva

A ciência é para todos e, como tal, o Centro Ciência Viva do Alviela tem no cardápio um conjunto de iniciativas dirigidas a vários públicos para as comemorações da Semana da Ciência & Tecnologia 2021. Dos mais jovens aos idosos, todos terão direito a experimentar ciência de forma gratuita.

As comemorações têm início no dia 23 de novembro, com atividades direcionadas ao Agrupamento de Escolas Gil Paes (Torres Novas). Alunos deste agrupamento terão oportunidade de descobrir Porque é que as pipocas pipocam, acompanhando a transformação da matéria e a alteração das propriedades de diferentes tipos de milho. Já os morcegos não comem pipocas nem tão pouco apreciam milho. Mas para melhor compreender a sua dieta alimentar, nada melhor que observar guano de morcego à lupa, na atividade O que comem os morcegos? Será que vão encontrar patas de mosquito ou asas de mosca?

No 24 de novembro há entrada gratuita na visita às exposições do Centro Ciência Viva do Alviela e uma conversa que promete fazer bem à saúde: na companhia do investigador Filipe Rocha do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, o objetivo é perceber quais os maiores desafios na interação entre o laboratório e a clínica, os modelos de estudo utilizados e o tempo que um projeto leva a gerar resultados. Esta conversa será transmitida no canal de Youtube do Centro Ciência Viva do Alviela, às 10h45.

Segue-se a Universidade Sénior do Entroncamento no dia 25 de novembro e, já que falamos do coração, será que ele aguenta uma ida ao Espaço? É altura de perceber Afinal o que comem os astronautas e as acrobacias que têm que fazer para conseguirem alimentar-se em gravidade zero. No regresso à Terra, o desafio é programar um Ozobot com códigos de cores, na atividade Olh’ó Robot. Será possível conseguir que o robot respeite o código da estrada?

Ao longo de toda a semana (de 22 a 28 de novembro), serão ainda lançados pequenos vídeos nas redes sociais, que darão a conhecer alguns investigadores em Portugal: quem são? Onde trabalham? Que áreas investigam?

A Semana da Ciência & Tecnologia comemora-se em todo o país com iniciativas gratuitas abertas ao público em geral. O programa completo pode ser consultado aqui! 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade