Connect with us

Educação

Study UK: evento gratuito tira dúvidas a jovens que vão estudar para o Reino Unido

Publicado há

em

Imagem de: Pixabay - mindandi

Entre os dias 4 e 8 de Outubro há várias conversas, sessões de esclarecimento e dicas para os jovens que querem ir estudar para a Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales. O evento online e gratuito chama-se Study UK: The Essentials e é promovido pelo British Council que trabalha em parceria com as universidades para dar aos estudantes informação prática e credível sobre a experiência de estudar no Reino Unido – com um foco especial nas mudanças pós-Brexit.

Quais os custos associados, como tratar dos vistos ou seguros de saúde, são alguns dos temas a esclarecer mas também se dão dicas para criar uma carta de candidatura e há, ainda, sessões de perguntas e respostas e possibilidade de contactar directamente com os professores e alunos das universidades. O programa completo está disponível online e basta fazer inscrição no site, de forma gratuita, para participar.

Os jovens poderão entrar em contacto com um total de 53 universidades – incluindo cinco das dez melhores do Reino Unido e duas das 20 melhor cotadas em todo o mundo (ranking de Universidades do The Guardian 2021 e ranking do Ensino Superior e Universidades da Times 2021), e também instituições de ensino do reputado Russell Group de universidades de investigação.

“Esta é uma oportunidade única para os jovens portugueses: tanto podem esclarecer dúvidas relacionadas com logística ou burocracia como aprender a escrever uma carta de candidatura que é algo que não se vê em Portugal e que é muito característico do acesso ao ensino superior no Reino Unido” , adianta Richard Fleming, diretor para a Educação e Cultura do British Council em Portugal.

Portugal: 8º país a enviar mais estudantes

A nacionalidade portuguesa é recorrente nas instituições de ensino superior do Reino Unido: afinal, até 2020 Portugal era o oitavo país Europeu a enviar mais estudantes para estudar em instituições de ensino superior no Reino Unido, ficando à frente de países como a Alemanha e Grécia (fonte: UCAS – Universities and Colleges Admissions Service, 2020).

Portugal foi o quinto país mais representado no Study UK 2020 que contou com a participação de estudantes de 37 países. Esta é a segunda edição do evento online e gratuito que se vai dividir em dois momentos: O Study UK: The Essentials que acontece entre 4 e 8 de outubro e o Study UK: Meet the Universities, que acontecerá de 14 a 25 de Fevereiro. Entre estes dois momentos os estudantes inscritos poderão aceder à plataforma e aos conteúdos disponibilizados.

De acordo com estudos do British Council, os estudantes provenientes dos países da UE valorizam o Reino Unido pela sua qualidade de educação, mas consideram difícil planear os estudos em território britânico, devido à falta de clareza em torno das mudanças acarretadas pela sua saída da UE.

“O Reino Unido é a casa de algumas das melhores universidades do mundo. A maioria dos estudantes europeus pensarão em Oxford, Cambridge ou Londres quando pensam em estudar no Reino Unido” – e, sim, Londres foi nomeada outra vez como a melhor cidade no mundo para se ser estudante. “Mas há tantos cursos de qualidade em mais de 400 universidades e instituições de ensino superior por todo o país”, lembra Almut Caspary, diretora europeia para a Educação Superior do British Council. “Os estudantes podem conversar com as universidades e perceber na primeira pessoa como estas instituições britânicas são acessíveis – terão umas calorosas boas-vindas”, garante a responsável.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade