Connect with us

A tua Revista

Euro 2020. Fica a saber tudo

Publicado há

em

O Euro 2020 é um campeonato quadrienal de seleções europeias organizado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). Esta será a 16ª edição do Campeonato Europeu de Futebol, que foi adiado para mais tarde, devido à Pandemia de COVID-19, daí manter-se o nome de “Euro 2020” O jogo de abertura está marcado para o dia 11 de junho, no Estádio Olímpico em Roma, já a final realizar-se-á no dia 11 de julho no Estádio de Wembley, em Londres. No caso de a seleção passar a fase de grupos, poderá jogar em Bucareste, frente à Roménia; ou em Dublin, frente à Irlanda. Se ficar em terceiro lugar e for um dos quatro terceiros classificados apurados, poderá defrontar a Espanha, ou, uma vez mais, a Hungria. Tanto os jogos realizados em Budapeste, como em Munique, poderão ter a presença de público, já confirmada pela UEFA.

 

Datas Marcantes para Portugal

1984

Portugal marca presença na 7.ª edição do europeu pela primeira vez. No decorrer do campeonato, Portugal defrontou a Finlândia, a Polónia e a União Soviética. Com um total de cinco vitórias, a seleção nacional ficou em 1º lugar, que lhe garantiu lugar na fase final de um Europeu. Portugal defrontou a França, país anfitrião, no Stade Vélodrome, em Marselha, que acabaria por vencer o torneio no prolongamento. Os jogadores desta equipa ficaram conhecidos como “Os Patrícios”, a partir do nome dado à mascote da seleção, desenhada por Raul de Carvalho. As estrelas desta geração eram Fernando Chalana, Fernando Gomes, Jordão, Jaime Pacheco, entre outros.

2000

Ano em que a seleção se qualificou como segundo melhor colocado, 1 ponto atrás da Roménia, contra a qual perdeu por 1-0 no jogo de apuramento realizado no Estádio das Antas, no Porto. Nesta fase de apuramento, Portugal aplicou várias goleadas (incluindo 7-0 ao Azerbeijão e 8-0 ao Liechtenstein), e protagonizou uma fase de grupos memorável. A semi-final defrontou-se mais uma vez frente à França, adversário que eliminou Portugal no prolongamento da competição em 1984. Portugal foi eliminado aos 117 minutos com um penalti marcado pelo Zidane. As vedetas desta geração de jogadores foram Luís Figo, Rui Costa, Vítor Baía (capitão de equipa) e João Vieira Pinto.

2004

Portugal recebe pela primeira vez o Campeonato Europeu de Futebol e a equipa consegue chegar até à final. Portugal e Inglaterra disputam um lugar nas meias-finais do Euro 2004, num jogo decidido nos penáltis. O guarda-redes português foi o homem da partida: defendeu o penálti de Vassell sem luvas e eliminou a Inglaterra nos penáltis, com o golo decisivo, que deu a vitória à seleção. O final da partida, foi realizado a 4 de julho de 2004 no Estádio da Luz em Lisboa, frente à Grécia, com os gregos a levar a taça para casa, por duas bolas a uma. Esta foi a 4ª edição do torneio em que Portugal participou, já a Grécia só tinha participado em 1980, tendo sido eliminada na primeira fase.

2016

Ano que ficará marcado para sempre na memória dos portugueses — Portugal é campeão europeu! A final do Euro 2016 decorreu em casa do adversário, Stade de France, a 10 de julho. A partida foi renhida de início ao fim e ficou marcada pela saída do melhor do mundo, depois de uma entrada violenta do adversário. Aos 109 minutos, Éder, acabou por marcar o golo da vitória, dando a Portugal o seu primeiro grande título a nível sénior. Esta foi a primeira vitória de Portugal, frente à seleção francesa, desde 1975.

 

Datas jogos Seleção Portuguesa de Futebol:

Hungria-Portugal (15/06) Estádio Puskás Ferenc

Portugal-Alemanha (19/06) Allianz Arena

Portugal-França (23/06) Estádio Puskás Ferenc

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade