Com o confinamento, e o inevitável ensino à distância, as crianças passaram a estar mais tempo e cada vez mais cedo online. A Internet ajudou-os a estudar, a matar saudades da família e a estar mais perto dos amigos, mas será que as crianças conhecem verdadeiramente os perigos da Internet?
A Escola Amiga dá algumas dicas aos pais de como ensinar as crianças como usar a Internet com segurança:
– Incentive os seus filhos a partilhar suas experiências na Internet consigo e ensine-os a confiar nos seus instintos. Se alguma coisa os deixar assustados, devem contar-lhe.
– Se os seus filhos visitam salas de chat, jogam online ou outras atividades na Internet que peçam um nome de login, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação sobre eles.
– Explique que nunca devem revelar onde moram, o número de telefone ou outras informações, como a escola onde andam, entre outras. Tão ou mais importante, nunca, mas nunca devem enviar fotografias.
– Explique que não devem nunca encontrar amigos virtuais pessoalmente. Os amigos virtuais podem não ser quem dizem ser.
– Ensine também que nem tudo o que leem ou veem online é verdade.
– Estabeleça juntamente com o seu filho um tempo limite para que ele passe no computador ou tablet, assim como fazem com as consolas de jogos ou televisão.
– Uma dica simples, mas que pode ajudar a ver o que os seus filhos andam a fazer online. Mantenha o computador num local onde todos convivam, como a sala, por exemplo. Assim, está por perto para orientá-los sempre que necessário.