Connect with us

Notícias

Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto abre portas a alunos do secundário

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: Central de informação

Em tempos de pandemia, a melhor forma de dar a conhecer os cursos universitários é à distância, para manter a segurança de todos, e por isso, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto organiza nos dias 12 de abril, 4 de maio, 14 de junho e 26 de julho, sessões online para dar a conhecer as licenciaturas em Microbiologia, em Bioengenharia e em Ciências da Nutrição.

Todos os encontros digitais terão início às 18h30 e permitirão aos participantes – essencialmente estudantes do ensino secundário e suas famíliasassistir à globalidade da sessão ou apenas à apresentação da licenciatura de interesse. Será possível, ainda, colocar questões e interagir com professores e alunos para conhecer melhor os cursos. A participação em qualquer uma das sessões é gratuita, sendo apenas necessária inscrição prévia.

 

Microbiologia ou a Exploração de um mundo invisível

A licenciatura em Microbiologia estuda vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários, todo um mundo que condiciona a saúde do planeta e das pessoas. Este mundo invisível, que só pode ser explorado através da genética ou da bioquímica, associa-se a áreas tão diversas como a ecologia, a imunologia ou a biotecnologia. Pela elevada interdisciplinaridade do curso, o campo de atuação dos licenciados é tão vasto como a vida – podem trabalhar ao nível laboratorial ou de consultoria, em setores relacionados com as áreas médica e farmacêutica, agrícola, saúde pública, ambiental e de segurança alimentar ou, ainda, na indústria, quer na produção quer no controlo de qualidade.

 

Bioengenharia é Engenharia que transforma a vida

Bioengenharia é a licenciatura certa para quem gosta de biologia, química (e bioquímica) e matemática, numa perspetiva prática e flexível de resolução de problemas envolvendo sistemas biológicos. As áreas deaplicação incluem a saúde e o bem-estar, o setor agroalimentar e o ambiental. Os bioengenheiros trabalham com biólogos, médicos, informáticos e não só, por exemplo, na avaliação de segurança de equipamentos, no design de novos materiais, na modelação e aplicação de nanotecnologias, na gestão de águas, solos ou energia e no desenvolvimento de novos produtos alimentares, entre muitos outros.

 

Ciências da Nutrição: a Ciência em prol da alimentação

A licenciatura em Ciências da Nutrição visa explorar e compreender o impacto da alimentação no desenvolvimento humano, na saúde e na qualidade de vida. Os nutricionistas são responsáveis por avaliar o estado nutricional de indivíduos ou comunidades, estabelecer planos alimentares adequados e formular novos produtos, tendo sempre como foco central de atuação a promoção do bem-estar e a prevenção de doenças. A prática profissional decorre habitualmente em hospitais, centros de saúde, escolas, autarquias, estabelecimentos de restauração coletiva, na indústria alimentar, na área desportiva ou em centros de investigação científica. Muitos nutricionistas criam, também, o seu próprio emprego, desenvolvendo atividades de consultadoria ou estabelecendo uma prática clínica.

 

Escola Superior de Biotecnologia como exemplo na investigação

A Escola Superior de Biotecnologia conta com um corpo docente altamente qualificado e um centro de investigação de excelência – o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) –, elevado à categoria deLaboratório Associado desde 2004 e cujo trabalho é reconhecido a nível nacional e internacional. Note-se que o CBQF é um dos 10 centros de investigação mais citados do mundo, segundo a lista da revista Global Health Research and Policy, que distinguiu os centros com maior impacto, a nível mundial, na investigação sobre a resistência a antibióticos no ambiente.

 

As candidaturas para as licenciaturas da Escola Superior de Biotecnologia abrem no dia 7 de junho de 2021. 

Até lá podes obter as  informações que precisas em www.esb.ucp.pt.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade