Portugal fez história nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta 2021, que decorreram entre quinta-feira e este domingo, na cidade polaca de Torún, na Polónia.
O Europeu colocou Portugal em segundo lugar, ao conquistar três medalhas de ouro, ficando atrás da Holanda.
Os ateltas Auriol Dongmo, no lançamento do Peso, Pedro Pichardo, no triplo salto, e Patricia Mamona no triplo salto feminino conquistaram três medalhas de ouro nas respetivas modalidades, elevando para 26 o total das medalhas portuguesas em todas as edições dos campeonatos.
Os campeões europeus já foram felicitados pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo primeiro-ministro, António Costa.
“O Presidente da República felicita os atletas medalhados, mas também todos os atletas que representaram Portugal e deixa uma palavra especial de reconhecimento aos treinadores, às estruturas técnicas, às famílias dos atletas, aos clubes e à Federação Portuguesa de Atletismo. São uma parte menos visível, mas muito importante para os resultados alcançados”, pode ler-se no site da presidência.
A portuguesa Auriol Dongmo foi a primeira dos três a conquistar uma medalha de ouro, no lançamento do peso, no dia 5, sexta-feira. O lançamento de 19.34m valeu à atleta a primeira medalha de ouro dos Europeus de Atletismo de pista coberta.
A atleta portuguesa Patrícia Mamona, 32 anos, sagrou-se campeã, este domingo à tarde, com um salto de 14,53 metros, um recorde nacional em pista coberta, superando os 14,44 que tinha conseguido há dois anos, em Madrid.
No domingo de manhã, Pedro Pichardo alcançou a marca de 17,30 metros, ocupando o primeiro lugar no pódio, de seguida Alexis Copello (17,04) e o alemão Max Hess (17,01).