O primeiro-ministro admitiu, esta quarta-feira, que o país vai regressar ao ensino à distância já no próximo dia 8 de Fevereiro.
António Costa esteve no programa da TVI-24- Circulatura do Quadrado e afirmou que não se devem reabrir as escolas nas próximas semanas, mas que a suspensão das aulas não pode mesmo continuar.
“Quando acabarem as duas semanas de antecipação de pausas letivas, as escolas voltarão a funcionar, mas com ensino online”, diz o primeiro-ministro.
A medida de encerramento das escolas terminará no dia 8 de fevereiro e António Costa não acredita que, nessa data, seja seguro retomar as aulas.
O Ministério da Educação suspendeu todas as atividades letivas durante 15 dias, antecipando as pausas letivas. Contudo, António Costa declara que a suspensão durante duas semanas “é fácil de compensar no calendário escolar, mas não se se prolongar por muito mais tempo”.
Quanto à falta de material necessário ao ensino online que se verificou por parte de alguns alunos, o primeiro-ministro não avançou uma data para a sua entrega. Sabe-se apenas que o Ministério da Educação já comprou 335 mil computadores e que estes serão entregues durante o segundo período letivo, que termina a 24 de março.
Neste momento, já foram entregues às escolas cem mil computadores, para emprestar aos alunos de ensino secundário beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar.