Connect with us

Em destaque

Sete conselhos para jogares online de forma segura

Márcia G. Rodrigues

Publicado há

em

Imagem: Unsplash

A Kaspersky — uma empresa nacional especialista em cibersegurança — inquiriu 5.031 jogadores de 17 países com o objetivo de analisar o estado atual do gaming a nível global. Os resultados foram surpreendes: 12% foi vítima de roubo de identidade, 19% diz ter sido vítima de bullying enquanto jogava e 33% diz ainda ter sofrido nas mãos de “indivíduos enganadores” ou cheaters.

Estas questões causam “stress e ansiedade a 31% dos jogadores, o que é preocupante, uma vez que o alívio do stress é o principal motivo (62%) que leva os inquiridos a jogar, bem como a adrenalina que sentem (62%) e a amizades que estabelecem (46%)”, lê-se num comunicado da empresa.

Assim, a Kaspersky dá-te sete conselhos para de ajudar a jogar online de forma segura:

  • Comprar jogos em fontes oficiais

Sempre que possível, deverás comprar jogos para PC em plataformas bem conhecidas, como a Steam ou a GOG, ou nos sites oficiais de programadores.

  • Confirmar sempre os grandes descontos

As lojas oficiais oferecem frequentemente descontos inesperados ou, por vezes, disponibilizam jogos gratuitos. Mas muitas ofertas que recebes por email podem ser um esquema. Para evitar ser vítima de um destes esquemas, deverás ir ao website do programador ou da loja oficial para verificar se o desconto realmente existe – caso não seja mencionado, é porque não é real.

  • Verificar a política de devolução

Antes de comprar, informa-te sobre as condições de devolução da loja, caso queiras devolver um jogo que não te agrade ou que não funcione no teu computador. 

  • Utilizar um cartão exclusivo para compras online

Obtém um cartão de débito exclusivo para compras online e recarrega-o conforme necessário. Assim, se os cibercriminosos invadirem um site que costumas utilizar, não conseguirão roubar grandes quantias de dinheiro.

  • Utilizar uma ligação segura

Acede a lojas online apenas a partir de casa, se a tua rede doméstica estiver devidamente protegida.

  • Proteger as suas contas

Protege a tua conta na Steam e na Battle.net, e qualquer perfil social que utilizes para entrar em lojas de jogos (mas não utilizes contas de outras redes sociais para fazer login, caso não seja obrigatório).

  • Proteger os seus dispositivos

Os computadores, smartphones e tablets que utiliza para jogar também necessitam de proteção. Uma solução fiável como o Kaspersky Security Cloud bloqueia websites fraudulentos e malware, fornece alertas sobre problemas de segurança e não interfere com a jogabilidade do jogo. O “Modo de Jogo” que encontrarás nas soluções de segurança modernas ativa-se automaticamente quando joga em modo ecrã inteiro.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *