Num ano escolar com novos desafios, o apoio às escolas é ainda mais importante. O Oceanário quer continuar a promover a ligação dos alunos ao oceano e o que tem de mudar para construir um futuro mais sustentável. A “magia” das visitas de estudo continua, e como as turmas não podem viajar até ao Oceanário, viaja o Oceanário até às salas de aula, digitalmente.
O Oceanário de Lisboa tem assim, um novo conjunto de programas online que explora toda a matéria da literacia do oceano e está acessível a turmas de todo o país, do pré-escolar ao secundário. Estes programas que estão alinhados com o currículo escolar, têm uma dinâmica original que inclui uma componente em sala virtual e uma visita em direto no Oceanário.
Plasticologia marinha, Turma a Bordo e Missão_Mar Especial Crise Climática são três exemplos de programas disponíveis online, desenvolvidos para estimular a criatividade, a comunicação e a participação ativa dos jovens. Mais ainda, os alunos que realizem estes programas, recebem a oferta de um bilhete para visitarem o Oceanário de Lisboa até ao final de junho de 2021.
Também os Ocean Leaders vão continuar a inspirar as novas gerações, mas agora através de sessões online. Os atletas Joana Schenker, Francisco Lufinha e Frederico Morais saem do mar em School Tour e através de conversas e histórias, partindo das suas experiências pessoais, sensibilizam os jovens para a importância da alteração de comportamentos e da conservação do oceano.
E porque o Oceanário acredita que os professores são fortes aliados na mobilização e consciencialização dos jovens para uma cidadania azul, também as formações para professores e educadores foram adaptadas para o online. Os workshops para Professores estão certificados como ação de curta duração e foram desenvolvidos para capacitar os professores de todos os níveis de ensino com ferramentas criativas que os ajudem a integrar a literacia do oceano e a sustentabilidade ambiental em contexto de sala de aula.
O Oceanário de Lisboa tem o maior programa de literacia do oceano do país, validado pela Direção Geral da Educação, e já chegou a mais de 1,5 milhões de participantes.
Para mais informações sobre os novos programas e inscrições aqui.